27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Carnaval

Mó paz! - 13/02/2026, 23:15 - Agatha Victoria Reis e Da Redação

Campo Grande raiz: povo defende circuito e critica aperto da Barra

Frequentadores exaltam tradição, conforto e clima de paz no circuito Osmar

Circuito Osmar, no Campo Grande
Circuito Osmar, no Campo Grande |  Foto: Clara Pessoa/Ag. A TARDE

O Carnaval de Salvador ferve nesta sexta-feira (13) e, no Centro, o Circuito Osmar segue mostrando porque é sinônimo de tradição. Em meio à eterna disputa entre os percursos da folia, muita gente bate o pé e garante: no Campo Grande é melhor de brincar.

Entre os foliões mais experientes, a escolha é quase automática. A aposentada Marlene Ferreira, de 60 anos, não abre mão do circuito. “Porque aqui é tradicional, é a minha cara. O outro não tem nada a ver comigo, além de ser mais apertado”, afirma.

Quem também carrega essa fidelidade de longa data é o casal Zina Castro, de 59 anos, e Sidney Gomes, de 56. Frequentadores assíduos do circuito, eles dizem que a energia do Campo Grande é diferente. “Eu venho há mais de 45 anos. Aqui está o pessoal da velha guarda, de antigamente, da década de 80. É melhor ainda [...]”, disse o autônomo, ressaltando a importância do circuito para o público mais experiente.

Leia Também:

“Aqui você olha e vê quase todo mundo sorrindo, todo mundo brincando e, graças a Deus, em paz”, completou Zina.

Zina Castro e Sidney Gomes
Zina Castro e Sidney Gomes | Foto: Agatha Victoria / Portal A TARDE

Jovem também cola no Centro

Engana-se quem pensa que o Osmar é só para a turma das antigas. A nova geração também está chegando junto e descobrindo o charme do circuito. Para o estudante e músico Gabriel Oliveira, de 17 anos, o Campo Grande tem um clima mais acolhedor. “Aqui anima mais a galera, as atrações são mais legais. Além da tradição, tem sempre essa história aqui no Campo Grande. É muito acolhedor, principalmente por ser perto da minha casa”, contou.

A estudante Angelina Oliveira, também de 17 anos, diz que a preferência também é influência da família. “Minha mãe sempre gostou de ficar aqui. Lá na Barra é muito cheio, às vezes tem mais confusão. O transporte também é complicado para voltar para casa [...] Eu ficava mais na Barra, mas percebi que aqui é melhor”, afirmou.

Carnaval é no A TARDE Folia!

Acompanhe todos os detalhes do Carnaval de Salvador em uma transmissão com imagens ao vivo. Diretamente do Observatório A TARDE, no circuito Dodô, Silvana Freire e Marrom comandam a live do A TARDE Folia, no YouTube, trazendo o clima da festa em tempo real.

Além disso, nossas equipes de reportagem estão espalhadas por todos os circuitos oficiais da festa, garantindo informação de qualidade e a cobertura completa de tudo o que acontece na maior festa de rua do mundo. Carnaval é no A TARDE Folia!

exclamção leia também