
O Carnaval de Salvador 2026 prestará uma grande homenagem ao samba com nomes baianos do gênero em uma apresentação inédita, além de um verdadeiro "arrastão" que Xanddy Harmonia fará no dia 12 de fevereiro.
O espetáculo dedicado ao samba será observado na abertura da folia no Circuito Osmar (Campo Grande), logo após a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo. Intitulado “A Rota do Samba”, ele propõe um percurso artístico pela história do samba.
Nelson Rufino, que é um dos principais compositores do samba da Bahia e um dos criadores de sambas-enredo das escolas de samba soteropolitanas, está garantido no show. O filho do artista, Fernando Rufino, que também estará na apresentação, confirmou a informação ao Portal A TARDE.
Além deles, outros nomes devem relembrar clássicos do samba em cima de um pranchão, em um momento de homenagem no início do Carnaval 2026. A apresentação está sendo preparada pela cantora e atriz Larissa Luz e o produtor e diretor Gil Alves.
Leia Também:
Nomes confirmados até o momento na abertura:
- Nelson Rufino
- Batifun, com participação de Fernando Rufino
- Mariene de Castro
- Márcio Victor
- Malê
- Ganhadeiras de Itapuã
- Roberto Mendes
- Edil Pacheco
- Taian Riachão
- Gal do Beco
- Juliana Ribeiro
- Ju Moraes
A encenação terá uma apresentadora que fará a ligação entre os momentos do espetáculo, conduzindo o público por essa rota simbólica do samba e conectando os artistas.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, revelou ao Grupo A TARDE que o tema da folia deste ano homenageia os 110 anos do samba.
"O samba de fato nasceu aqui na Bahia, depois ele foi exportado para várias cidades. O Rio de Janeiro se notabilizou com a primeira gravação comercial do samba. E o samba tem um movimento muito forte na Bahia e no Brasil todo. Quando a gente divulgou o tema, ‘antenou’ o Brasil inteiro para esse assunto", declarou o gestor.
Edington também chegou a confirmar que a cidade contará com a Arena do Samba, na Praça da Cruz Caída. O local foi escolhido para que, diariamente, durante o período do Carnaval, preste homenagem ao gênero.
Trio pipoca com Xanddy

No primeiro dia da folia, logo depois da abertura com os sambistas, Xanddy Harmonia entrará no circuito tradicional da folia com um trio pipoca, de acordo com a apuração feita pela reportagem.
A ideia é que o artista faça um grande arrastão que levará a multidão do Campo Grande pelas ruas do Centro Histórico de Salvador.
Durante o Carnaval 2026, Xanddy também comandará o Bloco da Torcida, no domingo da folia, matando a saudade do público que sentiu a ausência do bloco no último ano.
A novidade marca o retorno do projeto que, anteriormente, levava o nome de Bloco Daquele Jeito e era um dos mais animados do circuito.
O artista também estreia o Bloco da Segunda, que, segundo ele, trará uma proposta diferenciada, e retornará ao Bloco As Muquiranas, onde não desfilava há 10 anos.
