Os desavisados de plantão que pretendem marcar presença no Carnaval de Salvador sob companhia da tradicional pistola d'água, já podem dar meia volta. Com o decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que proíbe o item nos circuitos da festa, a Polícia Militar (PM) vai redobrar a atenção quanto a essa demanda.
Durante a Jornada de Instrução Instrução Policial Militar (Jipom), que segue até esta quinta-feira (1º), a Academia da PM tem capacitado 540 alunos-a-oficial para atuarem em diferentes ocorrências, dentre elas, as revistas minuciosas nos portais de abordagem.
Este ano, além dos materiais ilícitos como revólveres, facas, drogas e outros tipos de itens perfurocortantes, as pistolas d'água - muito usadas nas edições passadas por foliões - também serão barradas pelos policiais militares, já no portal de abordagem.
Leia também:
Jero sanciona decreto que barra pistolas de água em farras de rua
Presidente de As Muquiranas reforça proibição de 'arminhas' de água
Folião Muquirana com pistola de água será banido, diz bloco
Nesta terça-feira (30), os alunos do efetivo da Academia da PM realizaram treinamentos voltados, exclusivamente, para esse tipo de atuação. Em uma das simulações, dois foliões - portando pistolas d'água -, tentaram acessar a festa com os itens, mas foram frustrados na barreira policial. Após perceberem que não conseguiriam entrar no circuito com as pistolas d'água, os foliões descartaram o material.
E é dessa forma que será feito nos dias de folia da capital baiana. "Nós elencamos as principais ocorrências do carnaval e fazemos simulações com policiais militares, utilizando som, como se fosse um ambiente de Carnaval. E nessas ocorrências eles vão atuar empregando todo o conhecimento teórico adquirido de forma prática", explicou o diretor da Academia da PM, coronel Henrique Melo, em entrevista ao Portal Massa!.
Nós elencamos as principais ocorrências do Carnaval e fazemos simulações com policiais militares
Coronel Henrique Melo, diretor da Academia da PM
Decreto que proíbe pistolas de água
O decreto que proíbe o uso das pistolas de água e “congêneres” em festas populares de rua na Bahia foi publicado pelo Governo da Bahia, nesta terça-feira (30). A lei que foi assinada na segunda-feira (29) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) já está em vigor e valerá para o Carnaval de 2024.