25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Capa do Dia

Estresse puro! - 28/01/2023, 07:00 - Vinicius Viana - Atualizado em 28/01/2023, 07:23

Ratos e baratas disputam espaço com banhistas na Praia da Paciência

Baianos, turistas e comerciantes reclamam do esgoto que tem sido despejado na praia do Rio Vermelho, em Salvador

Banhistas denunciam crime ambiental na Praia da Paciência
Banhistas denunciam crime ambiental na Praia da Paciência |  Foto: Jornal Massa!/Vinicius Viana

Banhistas batizaram a Praia da Paciência, localizada no boêmio bairro do Rio Vermelho, em Salvador, como a 'Praia do estresse' por causa de um esgoto a céu aberto que contribui para que bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos se desenvolvam na areia e na água do local, colocando em risco a vida marinha e os frequentadores da praia, que já foi considerada a mais charmosa da capital baiana.

Aspas

É cada rato que não tem mais tamanho, viu? A ousadia é tanta que eles só faltam entrar com a gente na água para se refrescar do calor

Vendedor local

Em entrevista exclusiva ao Portal Massa!, banhistas assíduos da Praia da Paciência desabafaram que ultimamente estão disputando espaço na areia com ratos e baratas.

"É cada rato que não tem mais tamanho, viu? A ousadia é tanta que eles só faltam entrar com a gente na água para se refrescar do calor. Brincadeiras à parte, é inaceitável que tenhamos uma praia como essa, em um dos cartões postais mais visitados por turistas em Salvador, sendo poluída. Isso é crime ambiental!", declarou uma moradora, que preferiu não se identificar, questionando "Onde está a prefeitura e o Inema?", diz um comerciante local.

Ambulante relata que há anos banhistas convivem com esgoto na praia da Paciência
Ambulante relata que há anos banhistas convivem com esgoto na praia da Paciência | Foto: Jornal Massa!/Vinicius Viana

Vendedor ambulante há 12 anos na Praia da Paciência, Jean Santos, de 38 anos, pode ser nomeado como um dos protetores ambientais da praia. Em entrevista ao Portal Massa!, ele contou que de forma voluntária construiu uma ponte sob o 'rio de esgoto' que corta um trecho da faixa de areia para que os banhistas não tenham contato com a água suja. Além disso, ele plantou coqueiros em torno da praia e ajuda na limpeza do local para diminuir os impactos da poluição.

"A situação é precária, há mais de 10 anos que a gente vem batendo, procurando os órgãos competentes, mas é só história. Falam que a água é fluvial, mas a medida que ela fica empoçada se torna suja, atraindo rato e barata. Por mais que a gente tente amenizar um pouco, os órgãos públicos que eram para nos auxiliar e ajudar estão deixando a desejar", desabafou.

Esgoto e lixo tem atraído insetos e roedores para a praia
Esgoto e lixo tem atraído insetos e roedores para a praia | Foto: Jornal Massa!/Vinicius Viana

O vendedor ainda desabafou que vem sofrendo baixa nas vendas de alimentos e bebidas por causa do esgoto a céu aberto. "Final de semana a praia fica super lotada e eles reclamam muito. A gente até fala que é água fluvial, mas está na cara que água está suja e se torna esgoto. Essa situação acaba impactando nas vendas e nos movimentos", declarou Jean clamando por socorro.

A reportagem do Portal Massa! entrou em contato com a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) sobre denúncia de descarte de esgoto e poluição ambiental na Praia da Paciência e foi informada que o corpo técnico da secretaria está em vistoria na praia e que os trabalhos devem ser finalizados até a próxima segunda-feira (30), quando um relatório será apresentado apontando de quem é a responsabilidade do problema.

Por meio de nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), informou que "a rede de esgoto está funcionando normalmente na região da praia da Paciência e as manilhas existem na praia são saídas para escoamento de água de chuva, que recebe também água de nascentes e de lavagem das ruas, por exemplo." Por fim, a empresa pontuou que "a manutenção dessa rede é de responsabilidade da prefeitura municipal".

exclamção leia também