27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / BBB

"Big Tortura Brasil" - 16/01/2026, 19:50 - Da Redação

BBB 26: Quarto Branco gera repercussão negativa fora do Brasil

Jornal espanhou chegou a comparar o programa com uma prisão com tortura

Prova de resistência não pegou bem na gringa
Prova de resistência não pegou bem na gringa |  Foto: Reprodução / Globoplay

A repercussão do Quarto Branco do BBB 26 ultrapassou as fronteiras nacionais e chegou de forma negativa à imprensa internacional. Nesta quinta-feira (15), o telejornal espanhol laSexta exibiu uma reportagem sobre a prova de resistência, que já dura quatro dias, fazendo duras críticas ao formato adotado pela Globo para a seleção dos participantes do reality e comparando a dinâmica a uma prisão militar dos Estados Unidos em Cuba.

O apresentador ironizou a transmissão ao vivo e afirmou que a atual fase do programa se assemelha mais a uma experiência de punição do que a entretenimento. “Estão escutando os barulhos? Eles estão presos em um quarto branco e têm que escutar sons insuportáveis por 24 horas”, disse o âncora.

Apresentador criticou a dinâmica do prorama
Apresentador criticou a dinâmica do prorama | Foto: Reprodução / laSexta

Na legenda da reportagem, o laSexta batizou a dinâmica de Gran Hermano Guantánamo, em referência à prisão militar norte-americana localizada em Guantánamo, em Cuba. Na Espanha, Gran Hermano é o nome pelo qual o Big Brother é conhecido. “Agora virou o Big Tortura Brasil”, acrescentou o apresentador.

A emissora espanhola exibiu trechos em que os participantes do quarto branco reclamam da falta de água e comida, além dos barulhos constantes e intensos. O jornal explicou que o quarto branco funciona como uma etapa classificatória para os participantes que ainda disputam vagas na casa principal do BBB26.

Tortura televisionada?

A reportagem descreveu o ambiente como uma sala totalmente branca, sem móveis e submetida a estímulos sonoros contínuos, destacando o tom de incredulidade diante da prova de resistência.

Leia Também:

O jornal também ressaltou que os confinados vestem roupas brancas e não conseguem diferenciar dia e noite, já que a iluminação permanece acesa o tempo inteiro. Outro ponto criticado foi a privação de conforto e de itens básicos.

Elisa foi a última a deistir do programa
Elisa foi a última a deistir do programa | Foto: Reprodução / Globoplay

Em um dos trechos exibidos pelo canal espanhol, a participante Elisa Klein aparece chorando no momento em que decide desistir da permanência no quarto. A limitação de recursos essenciais e o impacto psicológico da prova também foram destacados como aspectos negativos da dinâmica.

exclamção leia também