Após a produção do BBB 24 ter sido duramente criticada na web por não garantir acessibilidade ao atleta paralímpico Vinícius Rodrigues na Prova do Líder, o apresentador Tadeu Schmidt chamou o irmão para conversar sobre o episódio e ainda abordou o tema do capacitismo. Para quem não sabe, o atleta foi vítima de comentários debochados de Myacon, a Tia da Merenda, e ainda escutou o colega de confinamento sugerindo apelo em sua perna amputada.
Logo no início do programa, o apresentador se justificou dizendo a produção não sabia que a perna usada por Vinícius Rodrigues na disputa não poderia ter contato com a água. No entanto, assim que eles souberam, ele foi perguntado se gostaria de fazer a troca e, prontamente, isso foi feito.
Em seguida, foi exibido uma conversa entre o apresentador e o brother no confessionário. “Primeiro aquele mix de emoções. Antes de começar a prova, eu senti muita ansiedade. Primeiro, essa dúvida de qual perna deveria usar [...] A prova em si foi muita emoção. Eu vivi tanta coisa ali”, afirmou Vinícius Rodrigues.
Durante a conversa, Tadeu Schmidt lembrou do primeiro circuito feito por ele na disputa que, na hora, ele optou por retirar a prótese. “Foi do extinto, acho que o tempo dá e eu me viro melhor no meu modo Saci”, afirmou o atleta paralímpico.
“Foi legal e todo mundo gostou. De resumo, assim, foi muito irado. Acho que cantei muito, não devia ter cantado tanto [...] Eu entrei me sentindo brabo, mas sou brabinho. Tem muita gente aqui osso duro [...] Grandes adversários deixa o jogo duro aqui”, acrescentou Vinícius Rodrigues. Ainda de acordo com Tadeu, o atleta levou três próteses para a casa e “vai usá-las da maneira que se sentir melhor.”
Capacitismo
Por fim, o apresentador do BBB comentou sobre situações capacitistas sofrida pelo brother, porém não mencionou o nome de Maycon. “Você tem que ter direito de fala, eu sou um cara amputado, eu tenho propriedade pra brincar e quebrar esse clima”, disse Vinícius Rodrigues. O apresentador então finaliza: “A sociedade tem muito que aprender sobre a pessoa com deficiência. Qualquer coisa você fala daí”, finalizou.
Veja o vídeo