25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

ARMADURA PRONTA - 16/02/2024, 19:30 - Pedro Moraes

Xô, dengue! Com movimento tímido, criançada já toma vacina em Salvador

Mais de 87 mil pessoas devem receber a primeira fase da vacina contra a dengue

Heitor Caramelo,10 anos com o pai, Claudio Paranhos.
Heitor Caramelo,10 anos com o pai, Claudio Paranhos. |  Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

Um dos piores vilões da saúde mundial, a dengue reduziu no que diz respeito à presença de casos na cidade de Salvador. No entanto, apesar da baixa de 65% em comparação com o ano passado, os casos geram alerta máximo para diversas famílias na capital baiana.

Devido a abertura da vacinação contra a dengue nesta sexta-feira (16), o Portal MASSA! bateu perna nas ruas da capital baiana para saber como estava o movimento em algumas unidades de saúde. No geral, a movimentação foi considerada fraca logo nas primeiras horas da manhã.

Barris

O primeiro local que a equipe de reportagem compareceu foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Clementino Fraga, o 5° Centro de Saúde. Bastante popular no município, o local contabilizou até por volta das 9h, quatro crianças vacinadas. O público atual é de pré-adolescentes entre 10 e 11 anos de idade.

Imbuí

Em seguida, o Portal MASSA! ‘brotou’ na Unidade de Saúde da Família (USF) Imbuí. No local, conversamos com os pais de Heitor Caramelo, de 10, e Romário Teles, de 11. Para o pai de Heitor, Cláudio, que já teve dengue na adolescência, mas não teve sequelas, a antecipação para tomar vacina já é um combate ao risco.

"Ele nunca teve dengue, vacinar é sempre uma coisa muito importante porque é uma medida preventiva, e dengue é uma doença séria, é grave, é importante a gente prevenir, principalmente os nossos filhos nessa faixa, e depois a gente vai avançando para nós mesmos, para os nossos pais e estar todo mundo imunizado, é muito importante”, detalhou o coroa, que mora no bairro do Caminho das Árvores.

Leia mais

Dengue na BA: duas mortes são confirmadas e um caso sob investigação

Salvador começa a aplicar vacinas contra a dengue nesta quinta (15)

Caso de morte por suspeita de dengue segue sendo investigada na Bahia

Jéssica Silva Santos com o filho, Romário Teles Freire Júnior,11 anos
Jéssica Silva Santos com o filho, Romário Teles Freire Júnior,11 anos | Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

A mamãe de Romário, Jéssica Silva, reside no bairro do Imbuí. Com a presença do posto de saúde, ela destacou a inclusão da vacina da dengue como ferramenta fundamental no Sistema Único de Saúde (SUS).

Aspas

Os casos estão alarmantes, inclusive com óbito e tudo, de uma menina tão nova, de 18 anos.

“Os casos estão alarmantes, inclusive com óbito e tudo, de uma menina tão nova, de 18 anos. É bom a gente se prevenir, e a escola também tem um papel fundamental, porque quando a gente matricula a criança, eles exigem que a gente leve o certificado de vacinação em dia”, detalhou.

Suburbana

O Subúrbio Ferroviário foi outra região em que a equipe de reportagem percorreu nesta sexta-feira (16). A Unidade de Saúde da Família (USF), situada em Colinas de Periperi, por exemplo, tinha pouco movimento, porém, até por volta de 10h30, poucas crianças haviam se vacinado.

Sophia Passos com o filho Cauê Passos e a sobrinha Patrícia Máximo
Sophia Passos com o filho Cauê Passos e a sobrinha Patrícia Máximo | Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

Já na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sérgio Arouca, localizada no bairro de Paripe, várias famílias bateram ponto logo no primeiro dia. Foi o caso, por exemplo, de Patrícia Máximo. Ao lado do filho e da sobrinha, Cauê Passos e Sophia Passos, respectivamente, ela mencionou que a morte do amigo do garotinho serviu de alerta máximo.

Aspas

No ano passado, a irmã do amigo dele faleceu de dengue, e foi triste ver uma pessoa falecendo”

“Eu sempre estou atualizando a caderneta de vacina deles e também eu acho muito importante, porque com esse caos todo que está acontecendo aí, eu trouxe logo eles, aproveitando que estão de férias da escola. No ano passado, a irmã do amigo dele faleceu de dengue, e foi triste ver uma pessoa falecendo”, explicou ao Portal MASSA!.

Daniela Brito com o filho Adriano Bonfim
Daniela Brito com o filho Adriano Bonfim | Foto: Shirley Stolze / Ag. A Tarde

Dona Daniela Brito estava com o pequeno grande homem Adriano Bonfim, de 11 anos. Ela saiu de Fazenda Coutos logo cedo, chegou por volta das 10h na unidade, e saiu por volta das 12h.

“Isso aqui evita uma dengue hemorrágica ou algo pior. Se tem a vacina, então vamos proteger os pequenos. Cheguei 10hs da manhã, faltou organização interna, mas o atendimento dentro da sala de vacinação foi tranquilo”, destacou.

exclamção leia também