
Desde quarta-feira (21) pela manhã, o Parque do Abaeté em Itapuã recebe a campanha de vacinação gratuita para cães. Cerca de três mil doses da vacina V10 foram disponibilizadas, garantindo a proteção contra sete doenças graves que acometem os cachorros, como cinomose e parvovirose, que são as mais graves, além de quatro tipos de leptospirose. A ação foi promovida pela Diretoria de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).
Desde as primeiras horas da manhã, tutores de toda a região compareceram ao local, ansiosos para garantir a saúde de seus companheiros de quatro patas. "Estamos vivendo uma época de muita transmissão de doenças, e o animal é um filho, ele faz parte da família", compartilha Claúdia Moreira, esteticista, enquanto aguarda sua vez na fila extensa.
A campanha, que segue até sexta-feira (23), já vacinou em média 600 cachorros até o momento, com horário de atendimento das 9h às 16h por ordem de chegada. Serão distribuídas mil fichas diariamente, e será possível vacinar até dois cachorros por CPF. Para ter acesso ao serviço, os tutores devem apresentar documento pessoal com foto, cartão de vacina do animal e comprovante de residência.
A vacina V10 polivalente é conhecida por sua eficácia na prevenção de doenças como cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenza e hepatite infecciosa canina, além de quatro tipos de leptospirose. O cão precisa ter a partir de 45 dias de vida para receber a vacinação, em cães adultos, após os quatro meses, são duas doses em média, menos do que isso varia entre três a quatro doses, informa a médica veterinária Maiara Reis. Ela também ressalta: “É importante fazer todas as doses nas datas indicadas e não atrasar porque senão não cria um sistema imunológico resistente para proteger aquele animal.” Essa vacina é contra indicada para animais que estão fazendo uso de anti-inflamatório, antibiótico, animais gestantes ou em fase de cio, pois a imunidade fica baixa, e em animais que estejam com lesões abertas ou que tenham doenças crônicas.
Marcelle Moraes, secretária Bem Estar e Proteção Animal, destaca a mportância de tornar a vacinação acessível a todos. "Todos estão muito felizes com essa campanha, porque essa vacina é muito cara, então essa ação beneficia as pessoas que não têm condições de arcar com esses custos", enfatiza. A V10 custa, em geral, entre R$60 e R$100 cada dose. Ela informa que os postos são volantes, e que a intenção é fazer essa campanha em todos os bairros do município. Essas ações acontecem desde 2022 e já foram realizadas nos bairros da Barroquinha, Itaigara, Subúrbio e São Marcos. Atualmente estão atuando na Lagoa do Abaeté até essa sexta, depois disso farão uma ação no próximo mês no bairro de Cajazeiras.
Daiana da Paixão, autônoma, expressa sua satisfação com a iniciativa: "Eu achei muito importante eles colocarem aqui perto nas comunidades, poderia ter também o castramóvel aqui e nas proximidades pelo menos uma ou duas vezes no mês". Daniel Freire, supervisor de suporte técnico, ressalta a necessidade de melhorias na estrutura: “Deveriam ter mais pessoas na parte do cadastro porque demora bastante. Eu cheguei aqui às 10h da manhã e estou aqui até agora (15h) aguardando atendimento.”. Ele também ressalta a importância dessa ação em outros pontos da cidade, pois reside no Nordeste de Amaralina e teve que atravessar a cidade com seu pet para a vacinação.