25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Corre para se imunizar! - 30/03/2023, 21:44 - Da Redação

Vacina da gripe tem aplicação antecipada em Salvador

A campanha vai contemplar todos os públicos elegíveis de uma só vez, ou seja, não haverá escalonamento

Vacina da gripe tem aplicação antecipada em Salvador
Vacina da gripe tem aplicação antecipada em Salvador |  Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza [gripe] foi antecipada em Salvador. A mobilização estava prevista para começar em todo o país, pelo Ministério da Saúde, apenas no dia 10 de abril, mas nesta quinta-feira (30), as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no Bonfim, já receberam as primeiras doses da imunização.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), diferente dos anos anteriores, a campanha vai contemplar todos os públicos elegíveis de uma só vez, ou seja, não haverá escalonamento. A meta é imunizar 90% do grupo prioritário na capital baiana, que é composto por 993 mil pessoas.

A vacina estará disponível nas 150 salas do município de segunda à sexta-feira, exceto feriado, das 8h às 17h. Haverá também a oferta da dose nos drives: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos - 8h às 16); 5º Centro de Saúde (8h às 16h); Vila Militar (8h às 16h) e nos pontos fixos: Atakadão Atakarejo (Cajazeiras - 9h às 16h); Atakadão Atakarejo (São Caetano - 9h às 16h); Shopping Bela Vista (9h às 16h); Shopping da Bahia (9h às 16h); Shopping Barra (9h às 16h); Home Center Ferreira Costa (8h às 16h) e Estação Mussurunga (8h às 16h).

A coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, explica que a medida preventiva visa reduzir as complicações e, consequentemente, internações e óbitos decorrentes das Síndromes Respiratórias Agudas Respiratórias (SRAGs) com os vírus Influenza A e B.

É preciso, além de levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto, apresentar documento que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário, ou seja, relatório médico para o portador de doença crônica; contracheque ou crachá para que o trabalhador de saúde ou professor comprove que está na ativa; e certidão de nascimento para que a puérpera comprove que teve filho nos últimos 45 dias.

exclamção leia também