A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza [gripe] foi antecipada em Salvador. A mobilização estava prevista para começar em todo o país, pelo Ministério da Saúde, apenas no dia 10 de abril, mas nesta quinta-feira (30), as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no Bonfim, já receberam as primeiras doses da imunização.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), diferente dos anos anteriores, a campanha vai contemplar todos os públicos elegíveis de uma só vez, ou seja, não haverá escalonamento. A meta é imunizar 90% do grupo prioritário na capital baiana, que é composto por 993 mil pessoas.
A vacina estará disponível nas 150 salas do município de segunda à sexta-feira, exceto feriado, das 8h às 17h. Haverá também a oferta da dose nos drives: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos - 8h às 16); 5º Centro de Saúde (8h às 16h); Vila Militar (8h às 16h) e nos pontos fixos: Atakadão Atakarejo (Cajazeiras - 9h às 16h); Atakadão Atakarejo (São Caetano - 9h às 16h); Shopping Bela Vista (9h às 16h); Shopping da Bahia (9h às 16h); Shopping Barra (9h às 16h); Home Center Ferreira Costa (8h às 16h) e Estação Mussurunga (8h às 16h).
A coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, explica que a medida preventiva visa reduzir as complicações e, consequentemente, internações e óbitos decorrentes das Síndromes Respiratórias Agudas Respiratórias (SRAGs) com os vírus Influenza A e B.
É preciso, além de levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto, apresentar documento que comprove a elegibilidade enquanto grupo prioritário, ou seja, relatório médico para o portador de doença crônica; contracheque ou crachá para que o trabalhador de saúde ou professor comprove que está na ativa; e certidão de nascimento para que a puérpera comprove que teve filho nos últimos 45 dias.