A tradicional caminhada de fé até a Colina Sagrada, que acontece nessa quinta-feira (16), reúne milhares de devotos e turistas, que percorrem cerca de 8 km sob o calor típico de Salvador.
Apesar do tempo nublado previsto para os próximos dias, especialistas alertam que a exposição ao sol ainda exige atenção redobrada.
Leia também:
Trânsito, segurança e transporte: se ligue na 'operação' para curtir a Lavagem do Bonfim
Ferry-boat vai funcionar em esquema especial para a Lavagem do Bonfim
Para aproveitar o evento com saúde e segurança, é fundamental adotar medidas de proteção contra os danos causados pelos raios solares, como o uso de protetor solar, acessórios adequados e hidratação constante.
A médica dermatologista Fabíola Viterbo destacou que o clima ameno não dispensa os cuidados com a pele.
"O tempo nublado engana, e as pessoas pensam que não precisam de protetor solar. Mas isso não é verdade! A radiação UVA/UVB ultrapassam o tempo nublado e a pessoa pode, sim, ter queimaduras", explicou.
Dicas durante o percurso
Para garantir a saúde da pele durante a caminhada, a dermatologista recomenda:
Uso de protetor solar: Assim que tomar banho, aplique o peotetor solar em todo o corpo, antes de vestir a roupa. Reaplique a cada duas horas ou sempre que suar muito.
Acessórios de proteção: Bonés, chapéus de aba larga e óculos de sol ajudam a proteger o rosto e os olhos da radiação.
Hidratação constante: Beber água regularmente é essencial para evitar a desidratação e manter a pele saudável. Leve a sua garrafa de água!
Cuidados após o evento
Após horas de exposição, Fabíola orienta ainda a tomar alguns cuidados para ter maior conforto com a pele.
"Tendo os cuidados, quando chegar em casa a pessoas não deve estar propensa a queimaduras, já que se protegeu", reforça. "Aí a indicação é tomar um banho frio ou no máximo morno, e logo após usar um creme hidratante, de preferência com ação calmante, que vai restaurar a pele", explicou.
Negão, você também precisa de protetor solar!
Fabíola também aproveitou para desfazer um mito comum, especialmente entre a população negra, que é maioria em Salvador: de que essas pessoas não precisam de protetor solar.
A pele negra tem uma proteção solar mais adequada para o nosso clima, está mais protegida pela presença de melanina. Mas, mesmo essa pele negra precisa ser protegida do sol.
Fabíola Viterbo
O que vai diferir, segundo a especialista, é o fator de proteção solar necessário para cada cor de pele. "Uma pela negra pode usar um FPS 30, está super adequado. Já uma pela muito clara, vamos para um FPS 60, o dobro de proteção". Ou seja, todo mundo deve passar protetor solar!