28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Após oito anos - 21/12/2023, 07:11 - Da Redação

SUS volta a distribuir remédio pediátrico para tratar doença de Chagas

Segundo o Governo Federal, a Bahia foi o estado que mais registrou novos casos da doença

A doença de Chagas é transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro
A doença de Chagas é transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro |  Foto: Divulgação | Fiocruz

Após oito anos, o fármaco antiparasitário benznidazol 12,5 mg volta a ser ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças afetadas pela doença de Chagas.

Segundo o Governo Federal, estima-se que haja no país, atualmente, pelo menos 1 milhão de pessoas infectadas pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Ainda de acordo com o órgão, o último boletim epidemiológico, a notificação de novos casos é mais frequente na Região Norte e no estado da Bahia.

A doença de Chagas é transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro, que carrega o protozoário. Os barbeiros podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, cascas de tronco de árvore, montes de lenha e debaixo de pedras.

Nas casas, ele também pode se alojar nos buracos das paredes, nas camas, colchões e baús. Na área rural, podem ser encontrados ainda em galinheiros, chiqueiros, paiol, curral e depósitos.

A transmissão da doença se dá pelas fezes que o inseto deposita sobre a pele da pessoa, enquanto suga o sangue. Também pode ocorrer da mãe pro bebê durante o parto.

Na fase aguda, o paciente com Doença de Chagas pode ter febre, mal-estar, falta de apetite, inchaço na pálpebra ou em outras partes do corpo, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte.

exclamção leia também