Infelizmente não estamos totalmente livres da Covid19. A prova dessa afirmação é a confirmação dada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre a existência de uma subvariante Ômicron BQ.1 na cidade do Rio de Janeiro.
A comprovação dada por meio de sequenciamento genético feito pela Fiocruz, fez com que a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro aconselhasse a população sobre a importância da vacina.
“A recomendação é para que aqueles que ainda não tomaram a dose de reforço da vacina contra a covid-19 procurem uma unidade de saúde a partir de segunda-feira (7), para concluir o esquema de imunização’, alerta a secretaria.
Segundo dados, no município, 25% da população adulta não recebeu a primeira dose de reforço da vacina contra a covid-19. A segunda dose foi aplicada em 34,7% dos maiores de 18 anos.
Para a Secretária de Saúde, a subvariante pode estar relacionada com o aumento no número de casos verificada nas últimas semanas.
Ainda de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, foi enviado no último dia (4) um ofício aos 92 municípios do estado recomendando a ampliação da testagem para covid-19, devido ao aumento na taxa de positividade para a doença.