O terceiro filho do cantor Zé Vaqueiro, Arthur, morreu na madrugada desta terça-feira (9), com apenas 11 meses. Ele sofria da síndrome da trissomia do cromossomo 13 pela ocorrência de um conjunto característico de más-formações congênitas que é denominada como síndrome de Patau.
Segundo informações do site Dasa Genômica, a síndrome é uma doença genética rara que acomete 1 em cada 5.000 bebês. A condição é grave e pode apresentar diversas complicações.
Leia mais: Filho do cantor Zé Vaqueiro morre aos 11 meses
O diagnóstico pode ser feito na gravidez e o tratamento alivia os sintomas da doença. Geralmente, a trissomia do 13 é um evento esporádico, mas em determinados casos de trissomia por translocação pode ser herança paterna ou materna.
Para os bebês que nascem com Síndrome de Patau, a estimativa de vida é de poucos dias ou semanas.
Excepcionalmente, há casos com trissomia parcial ou mosaico que os recém nascidos conseguem viver por mais tempo.
Sintomas da doença
Geralmente, os bebês que nascem com Síndrome de Patau não se desenvolve conforme o esperado dentro do útero, nascem pesando menos, e alguns apresentam problemas cardiovasculares ou microcefalia.
Além disso, não há formação adequada do cérebro, o que pode resultar em microftalmia (olhos pequenos) ou a falta do globo ocular, distância reduzida entre as órbitas (hipotelorismo), malformações das orelhas ou surdez entre outros sintomas que acometem a doença.