22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Alerta - 06/09/2023, 11:11 - Anderson Orrico

Secretaria de Saúde de Feira confirma segundo caso de raiva em morcego

Vacinação antirrábica será intensificada na cidade

Morcego contaminado foi encontrado no bairro Gabriela
Morcego contaminado foi encontrado no bairro Gabriela |  Foto: Divulgação/Jorge Magalhães

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana confirmou o segundo caso de raiva em morcego neste ano. O animal foi encontrado no bairro Gabriela. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses esteve no local e realizou as ações preventivas de proteção.

O primeiro caso de raiva animal foi registrado em um morcego encontrado no bairro Caseb. O CCZ fez a vacinação de cães e gatos que habitam as localidades, uma medida essencial para prevenir a disseminação da raiva entre os animais domésticos e, consequentemente, proteger a saúde da população.

Leia também:

Caso de raiva em morcego bate ponto em Feira de Santana

Caso um morcego morto seja encontrado, a população é orientada a acionar imediatamente o Centro Municipal de Controle de Zoonoses pelo número (75) 9 9851-8583 para que o animal seja recolhido e submetido a exames para verificar se estava infectado com o vírus da raiva.

“Evitar tocar em morcegos mortos é uma medida de segurança essencial, uma vez que o vírus da raiva pode sobreviver mesmo após a morte do animal. A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central e pode ser transmitida aos seres humanos por meio da mordida de um animal infectado, sendo os morcegos, neste caso, os principais transmissores", alerta a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro.

Todos os casos de agressões aos seres humanos envolvendo cães e gatos, devem ser encaminhados para o setor da antirrábica sediado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para acompanhamento.

Vacinação antirrábica

Mesmo com o fim da campanha de vacinação antirrábica, a imunização continua sendo realizada com frequência nos bairros onde foram encontrados os animais infectados.

A vacinação ocorrerá nos dias 11, 13 e 14 de setembro, das 9h às 14h. No primeiro dia, equipes vão atuar no posto de saúde Homero Figueiredo, no bairro Gabriela. No segundo dia, a imunização será no posto de saúde do Caseb II e o encerramento na Associação de Moradores do Caseb I.

A imunização dos animais também pode ser feita na sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N.

exclamção leia também