29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Com o aumento de casos... - 02/12/2022, 07:17 - Mariana Brasil- Atualizado em 02/12/2022, 07:56

Procura por vacinação contra a Covid-19 aumenta em Salvador

Entre outubro e novembro, o crescimento no número de vacinados em Salvador foi de aproximadamente 220%

Cresce procura de vacina contra Covid
Cresce procura de vacina contra Covid |  Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O número de pessoas que procuram a vacinação contra a Covid-19 aumentou na Bahia. Entre outubro e novembro, o crescimento no número de vacinados em Salvador foi de aproximadamente 220%, com 41 mil doses aplicadas em outubro e 132 mil aplicadas no último mês, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Ontem, o movimento foi intenso em postos de vacinação da capital.

“Nós observamos um aumento na procura. Vínhamos vacinando, em média 1500 pessoas por dia até o aumento estabelecido pelo covid”, aponta Secretário Municipal de Saúde de Salvador, Décio Martins. “Com o aumento, as pessoas passaram a procurar, novamente, se vacinar. Estamos vacinando em média 13 mil pessoas por dia”. De acordo com o secretário, na última quarta-feira, 30, 13.500 pessoas foram vacinadas contra a doença.

“Isso é um reflexo não somente do aumento [de casos], mas das festas de final de ano”, observa ele. “É um apelo que fazemos à população para que todos compareçam aos nossos postos. Ampliamos o serviço e instalamos um ponto de vacinação no Shopping da Bahia e estamos com diversos pontos funcionando”.

Em Salvador, 69% do público-alvo tomou a primeira dose de reforço, mas boa parte da população ainda está com o ciclo vacinal incompleto. “Temos mais de 500 mil pessoas que poderiam tomar a terceira dose e ainda não tomaram e mais de 700 mil que poderiam tomar sua 4ª dose e ainda não tomaram”, destaca Décio.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep/Sesab), a busca por imunizantes, pelos 417 municípios baianos, cresceu nos últimos dias. Em Feira de Santana, o aumento da procura se evidenciou no número de vacinados, com 16.725 doses aplicadas, um crescimento de mais de 50% em relação a outubro.

Conforme previsto pela Secretaria de Saúde do Município, após o estoque de vacinas contra a Covid-19 ter acabado em três pontos de imunização da cidade na última quarta-feira, 30, o município recebeu 6 mil doses de Oxford, 6 mil de Pfizer e 3 mil doses de Pfizer pediátrica. Até o momento, 63,66% do público-alvo está vacinado com a terceira dose.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Sesab, nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 1.972 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de 1.972%), 1.170 recuperados (+0,07%) e 11 óbitos em toda a Bahia.

Crianças

A SMS iniciou ontem a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 para crianças de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades. “Nós já puxamos no sistema 900 crianças que estavam nessa condição de crianças diabéticas e outras comorbidades estabelecidas e essas crianças já estão elegíveis para tomar a vacina”, explica o secretário.

Os pais e responsáveis pelos menores deverão fazer o agendamento no site vacinahoramarcada.saude.salvador.ba.gov. br para ter acesso ao imunizante e comparecer ao local e hora marcados munidos da original e cópia do comprovante de residência, Cartão SUS e cartão de vacina da criança. O atendimento deste público acontecerá das 8h às 14h.

exclamção leia também