Verão chegando e todo ano é aquela correria para quem não se exercitou nos meses anteriores, e agora quer um ‘shape dos sonhos’. Com base nisso, o Portal MASSA! trocou ideia com um profissional da área para colher dicas especiais para quem deseja começar a investir na prática de atividades físicas.
O personal trainer e nutricionista Gustavo Queiroz destacou que a primeira coisa é entender que o corpo não será transformado da noite para o dia.
"[O ideal é] entender que os resultados ocorrerão de forma lenta e progressiva, e também entender que os resultados serão maximizados com uma dieta e boa qualidade de sono", pontua.
Leia mais:
Podemos ter orgasmo durante atividades físicas; saiba como
Pagando caro? Gracyanne revela quanto desembolsa pra treinar nos EUA
Para quem deseja queimar aquelas gordurinhas indesejadas, Gustavo ressaltou a importância dos exercícios aeróbicos com a musculação.
Se mesclados a um programa de treinamento, é possível ter um ótimo resultado estético e metabólico
personal trainer e nutricionista Gustavo Queiroz
“Os exercícios aeróbicos (caminhadas, corridas, bicicleta) mesclados com exercícios resistidos (musculação) são fundamentais. Enquanto o exercício aeróbico cuida da mobilização e oxidação das gorduras, o exercício resistido cuida dos ganhos de força e hipertrofia. Se mesclados a um programa de treinamento, é possível ter um ótimo resultado estético e metabólico no nosso paciente”, explica.
Alimentação
O que se sabe é que nenhum alimento isolado é capaz de fazer magia para se conquistar um corpo sarado.
“Na verdade não existe um alimento específico que faça o indivíduo colocar o shape, mas sim a preferência por grupos alimentares, tais como: frutas, vegetais, fibras (como aveia, chia e linhaça), proteínas magras como patinho, músculo, filé de peito de frango e boas fontes de carboidratos como as raízes, cereais tubérculos (batata doce, aipim, batata inglesa, arroz, cuscuz)”, frisou.
Como meter um shape sem sofrimento?
Se a ideia é dar grau supimpa no corpo, o profissional explicou que, antes de tudo, é fundamental entender os hábitos presentes na rotina pessoal.
“Primeiro de tudo é procurar profissionais que tratem desse assunto de forma responsável e flexível. Além disso, entender na rotina quais são os hábitos que estão atrasando ou anulando o alcance desse objetivo. E por fim, a programação com o mercado mensal, para que essas compras sejam as mais saudáveis possíveis”, detalha.
Chás e medicações
Por fim, Gustavo fez um alerta para aquelas pessoas que não querem esperar o processo natural de emagrecimento e decidem pelo uso de chás e medicamentos.
"Muito cuidado com o uso. O excesso de chás pode levar a sobrecarga hepática e posteriormente a uma hepatite não medicamentosa. O uso direto não irá fazer o indivíduo emagrecer, somente perder água (ação diurética)", conclui.
*Sob a supervisão do editor Pedro Moraes