30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

conscientização - 24/11/2023, 20:01 - Clara Oliveira

Oftalmologistas realizam programação sobre retinopatia diabética

Maratona multidisciplinar online tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce

Ação alerta sobre a doença que afeta milhões de pessoas
Ação alerta sobre a doença que afeta milhões de pessoas |  Foto: Reprodução/Freepik

A maratona multidisciplinar online “24h pelo Diabetes” acontecerá neste sábado (25), a partir das 9h, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da retinopatia diabética. Todas as atividades da maratona serão transmitidas ao longo do dia no canal oficial do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) no Youtube.

Promovida e organizada pelo CBO, a ação alerta sobre a doença que afeta milhões de pessoas, podendo causar danos como cegueira, caso não sejam tomados os cuidados necessários.

Voltados para essa pauta, a maratona oferecerá conteúdos por meio de palestras, debates, entrevistas e reportagens, para aqueles que convivem com a doença ou desejam entender melhor seu mecanismo e formas de prevenção, controle e pagamento.

O “24h pelo Diabetes” contará com a participação de representantes de diversas especialidades médicas que oferecerá ao público conteúdo completo voltado para a conscientização sobre a doença. Ao longo da programação, o público terá acesso a explicações sobre mitos e verdades relacionados à diabetes e também poderá acompanhar debates sobre políticas públicas e direitos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação foi construída visando fornecer informações seguras e de qualidade, com mensagens claras e objetivas. Incluindo desde orientações sobre saúde até dicas culinárias e sobre atividades esportivas, o evento tem como uma das metas estimular entre os ouvintes a criação de novos hábitos e autocuidado que minimizem os efeitos da condição.

Um dos destaques é o quadro “Pergunte ao Doutor” disponível para esclarecer diversas dúvidas recorrentes na rotina de milhares de pessoas. Por se tratar de uma doença multifatorial, diversas fontes médicas foram selecionadas para responder inúmeras questões sobre diabetes e suas consequências.

"Queremos proporcionar ao público uma verdadeira imersão em saúde e autocuidado. Para isso, contaremos com uma abordagem multidisciplinar, facilitando a compreensão da diabetes como uma condição que requer a incorporação de novos hábitos em diversos setores da vida do paciente, bem como a importância do diagnóstico precoce e do tratamento contínuo", explicou Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO.

A ação faz parte da programação do Novembro Azul, uma campanha nacional que destaca os cuidados e a prevenção contra o diabetes.

exclamção leia também