Após o aumento do número de casos da covid-19 e novos casos da variante BQ.1, a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde voltou a recomendar o uso de máscaras de proteção. A nota técnica emitida pela Secretaria de Saúde, no domingo (13), traz a orientação do retorno das máscaras e dos cuidados especiais como lavar sempre as mãos e usar álcool em gel. O documento teve ampla divulgação feita pelo portal Metrópoles.
Entre os dias 6 a 11 de novembro, foram registrados 57.825 casos e 314 mortes por covid-19. A média móvel dos últimos sete dias foi de 8.448 diagnósticos diários, o que indica o aumento de 120% em comparação com a semana anterior. O índice de óbitos teve o crescimento de 28% nesta semana.
Por meio de nota, o órgão recomenda que medidas de proteção voltem a ser tomadas principalmente por pessoas que tenham fatores de riscos como os imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades.
O comunicado ainda reforça o uso da máscara e os demais cuidados para os indivíduos que testaram positivo para a covid-19, que frequentam locais fechados e com má ventilação, aglomeração e serviços de saúde.