28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Se cuidem homens - 22/11/2023, 06:20 - Maria Laura S. de Souza

Novembro Azul: ação segue até esta quarta em shopping de Salvador

A iniciativa visa incentiva o cuidado com a saúde integral do homem

O objetivo é atrair este público para realizar os exames disponíveis
O objetivo é atrair este público para realizar os exames disponíveis |  Foto: Otávio Santos/SECOM PMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Shopping Salvador Norte, está oferecendo atendimento gratuito para homens no Piso L1 do shopping. A ação acontece até esta quarta-feira (22), das 9h às 16h, como parte da campanha Novembro Azul, que incentiva o cuidado com a saúde integral do homem. O objetivo é atrair este público para realizar os exames disponíveis.

Os serviços prestados no shopping incluem atendimento médico clínico, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, além de vacinação contra Covid-19 e influenza. Os pacientes atendidos no local poderão ainda ser encaminhados para especialistas de acordo com a necessidade. Os interessados devem comparecer ao shopping com a documentação com foto e cartão do SUS.

De acordo com Maria Carolina Dantas, técnica do Campo Temático Saúde do Homem da SMS, a Secretaria pretende captar o maior número possível de usuários masculinos. “A ação está envolvendo 03 Unidades Básicas de Saúde, com em média 10 profissionais de saúde por dia”, revela.

O objetivo da ação é reforçar a cultura da prevenção e reafirmar o cuidado com a saúde masculina como um todo. “Para 2023 o município de Salvador definiu como tema as doenças infectocontagiosas, entre elas HIV, Sífilis, Hepatites Virais; tuberculose e hanseníase, pela alta prevalência dessas doenças na população masculina”, alerta Maria.

Imagem ilustrativa da imagem Novembro Azul: ação segue até esta quarta em shopping de Salvador
Foto: Otávio Santos/SECOM PMS

Ela afirma também que, sendo novembro um mês de prevenção ao câncer de próstata, toda a orientação acerca do tema também está sendo ofertado para a população nas Unidades Básicas de Saúde.

Para a técnica, a ação é importante porque potencializa os acessos à saúde masculina, e dá maior visibilidade para as doenças e problemas mais recorrentes desse público. Ela explica ainda que as barreiras que impedem o homem de procurar os serviços de saúde são preocupantes.

“Podemos dividi-los em 2 grupos importantes, o primeiro é do homem que ainda compreende que o se cuidar ainda é papel da mulher, tem medo da descoberta de uma doença grave, ou vergonha da exposição do seu corpo perante o profissional de saúde”, informa.

O segundo grupo tem dificuldade no acesso aos serviços de saúde voltados para o público-alvo. “Nesse é identificado que os serviços de saúde ainda são deficientes quanto ao acolhimento das demandas masculinas (são considerados pouco aptos em absorver a demanda apresentadas pelos homens, pois sua organização não estimula o acesso)”, relata.

Imagem ilustrativa da imagem Novembro Azul: ação segue até esta quarta em shopping de Salvador
Foto: Otávio Santos/SECOM PMS

Jair Oliveira tem 53 anos e participou da ação na terça-feira depois de ver um anúncio no shopping. “Fui por conta própria, fiz todo tipo de exame clínico, passei pela nutricionista e fui atendido muito bem”, conta.

Para ele, a ação incentiva os homens a não ter vergonha de buscar ajuda para a manutenção da saúde. “Quando se fala se saúde, é muito importante pra mim, todos devem ir ao médico para se cuidar, não é difícil chegar aqui e o atendimento é rápido e muito bom”, aconselha.

exclamção leia também