Uma nova variante do vírus Sars-CoV-2 que vem se espalhando ao redor do mundo e já 'deu as caras' no Brasil. A linhagem, chamada de XEC, e parte da variante Omicron, foi registrada nas seguintes capitais: Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. O primeiro diagnóstico foi feito pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em amostras de dois pacientes cariocas que pegaram a Covid-19 no mês passado.
Leia mais:
Miocardite aguda: cardiologista explica doença no coração de Raquel Brito
Cinema e teatro animam crianças no Hospital Ortopédico
Estudo reprova 18 marcas de creatina; confira lista
O Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do IOC foi responsável pela identificação, que é considerado como referência para Sars-CoV-2 junto ao Ministério da Saúde e à Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Ministério da Saúde e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro logo foram notificadas sobre a variante. As sequências genéticas decodificadas foram depositadas na plataforma online Gisaid, nos dias 26 de setembro e 7 de outubro.
Após as sequências do Rio de Janeiro, também foram depositados, por outros grupos de pesquisadores, genomas da linhagem XEC decodificados em São Paulo, a partir de amostras coletadas em agosto, e em Santa Catarina, de duas amostras colhidas em setembro.