
Já está disponível no Brasil uma vacina mais avançada contra os sorotipos de Streptococcus pneumoniae, que causam doenças como a meningite, otite média e pneumonia. De nome Vaxneuvance (ou pneumo 15), a vacina foi registrada na Anvisa em 2023. A principal diferença para o imunizante anterior é o fato de que ela amplia a proteção para mais dois sorotipos.
O infectologista Claudilson Bastos (CRM 10647), consultor médico do Sabin Diagnóstico e Saúde, explica que os pneumococos “são mais prováveis de ocorrer em crianças mais jovens, idosos e pessoas com determinadas doenças ou comportamentos, como fumar”. Ainda segundo ele, a imunização é indicada para bebês a partir de dois meses; crianças e adolescentes até 17 anos e 11 meses para prevenção de pneumonia, otite média aguda, sinusite e doença invasiva; e adultos com 18 anos ou mais para prevenção de doença invasiva e pneumonia.
O imunizante só está disponível na rede privada. De acordo com o Ministério da Saúde, para que seja incorporada ao SUS, é necessário, por exemplo, uma avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação às tecnologias já existentes e o seu impacto orçamentário no sistema público.
Em Salvador, é possível encontrar o imunizante, entre outros locais, em algumas unidades físicas do laboratório Sabin. Também pode ser adquirida no site da empresa. O grande diferencial desse imunizante é a ampliação da proteção, mas ainda é possível encontrar no SUS a vacina pneumocócica composta de 10 e 13 sorotipos
A pneumo 10, por exemplo, faz parte do calendário da criança e está disponível na rotina de imunização nos 417 municípios da Bahia; em Salvador é possível encontrá-la nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Sobre o novo imunizante, Claudilson esclarece que “quem já tomou outro tipo [de pneumocócica], pode tomar esta, completando o esquema vacinal”, disse. “A prevenção é a melhor estratégia no combate a doenças imunopreveníveis”, concluiu.