A nova secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, anunciou nesta quarta-feira, 11, que o Estado vai retomar a realização dos mutirões de cirurgias, como forma de buscar reduzir a fila da regulação, sistema que administra vagas hospitalares e tanto preocupa quem depende da rede pública.
"A gente teve durante a pandemia um represamento muito grande das cirurgias eletivas, que são programadas, e podem aguardar. Dentro desse processo, ficou suspenso [mutirão]. A gente vai restabelecer agora os mutirões de cirurgias e dar uma velocidade, uma redução nesse impacto da regulação", afirmou em entrevista ao programa Isso É Bahia, da rádio A TARDE FM.
Roberta Santana também revelou que vai promover mudança em alguns protocolos para garantir maior agilidade ao sistema.
"A gente tem alguns cenários, desde a redefinição de fluxos e protocolos de trabalho, que a gente pode trabalhar tanto dentro da central de regulação juntos aos municípios e também juntos aos hospitais, redefinindo processos para encurtar o tempo de permanência dos pacientes dentro da unidade, para a gente aumentar o 'giro leito'".
Durante a entrevista aos jornalistas Jefferson Beltrão e Ernesto Marques, a secretária confirmou ainda que o prontuário eletrônico, mecanismo que permite acompanhar em tempo real a liberação de leitos, será adotado em hospitais, e citou alterações no setor de transporte de pacientes.
"Podemos fortalecer determinadas regiões, para reduzir o tempo de transporte dos pacientes que estão regulados, porque muitas vezes o paciente é regulado, mas demora para fazer esse transporte, demanda ambulância básica, ou ambulância avançada".
A secretária também destacou que nos últimos quatro governos do PT foram investidos R$ 67 bilhões na área da saúde e que a perspectiva financeira para a sua gestão dá "tranquilidade".
"Hoje a situação é confortável. Tudo que está previsto está garantido orçamentariamente na Secretaria", disse.