23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Pra adiantar o lado - 11/01/2023, 10:44 - Everton Santos

Mutirões de cirurgia serão retomados para diminuir fila da regulação

Nova titular da pasta, Roberta Santana quer ainda mudanças em protocolos para diminuir fila da regulação

Roberta Santana é secretária de Saúde
Roberta Santana é secretária de Saúde |  Foto: Rafaela Araújo/Ag A TARDE

A nova secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, anunciou nesta quarta-feira, 11, que o Estado vai retomar a realização dos mutirões de cirurgias, como forma de buscar reduzir a fila da regulação, sistema que administra vagas hospitalares e tanto preocupa quem depende da rede pública.

"A gente teve durante a pandemia um represamento muito grande das cirurgias eletivas, que são programadas, e podem aguardar. Dentro desse processo, ficou suspenso [mutirão]. A gente vai restabelecer agora os mutirões de cirurgias e dar uma velocidade, uma redução nesse impacto da regulação", afirmou em entrevista ao programa Isso É Bahia, da rádio A TARDE FM.

Roberta Santana também revelou que vai promover mudança em alguns protocolos para garantir maior agilidade ao sistema.

"A gente tem alguns cenários, desde a redefinição de fluxos e protocolos de trabalho, que a gente pode trabalhar tanto dentro da central de regulação juntos aos municípios e também juntos aos hospitais, redefinindo processos para encurtar o tempo de permanência dos pacientes dentro da unidade, para a gente aumentar o 'giro leito'".

Durante a entrevista aos jornalistas Jefferson Beltrão e Ernesto Marques, a secretária confirmou ainda que o prontuário eletrônico, mecanismo que permite acompanhar em tempo real a liberação de leitos, será adotado em hospitais, e citou alterações no setor de transporte de pacientes.

"Podemos fortalecer determinadas regiões, para reduzir o tempo de transporte dos pacientes que estão regulados, porque muitas vezes o paciente é regulado, mas demora para fazer esse transporte, demanda ambulância básica, ou ambulância avançada".

A secretária também destacou que nos últimos quatro governos do PT foram investidos R$ 67 bilhões na área da saúde e que a perspectiva financeira para a sua gestão dá "tranquilidade".

"Hoje a situação é confortável. Tudo que está previsto está garantido orçamentariamente na Secretaria", disse.

Roberta Santana é secretária de Saúde
Roberta Santana é secretária de Saúde | Foto: Rafaela Araújo/Ag A TARDE

exclamção leia também