29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Muito importante - 08/02/2025, 09:00 - Silvânia Nascimento

Ministério vai entrevistar famílias baianas para pesquisa sobre nutrição infantil

Salvador e mais quatro cidades da Bahia foram selecionadas do estudo

Estudo será realizado por meio de pesquisa
Estudo será realizado por meio de pesquisa |  Foto: Divulgação

Salvador e mais quatro cidades da Bahia foram selecionadas para participar do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde que busca conhecer, a partir de evidências científicas, a situação alimentar e nutricional das crianças e suas mães.

O estudo será realizado por meio de pesquisa, destinada a famílias que possuem crianças de até seis anos. Paula Normando, pesquisadora líder do ENANI, apresenta mais detalhes sobre a proposta que, além da capital, também atenderá a população dos municípios de Feira de Santana, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista e Ilhéus.

"Primeiro, a gente tem entrevista com as mães ou com aquelas pessoas que são os principais cuidadores da criança para perguntar coisas sobre a amamentação, os alimentos que foram consumidos no dia anterior. Fazemos, também, a avaliação do peso e da altura das crianças e das suas mães biológicas para que a gente possa classificar esse estado nutricional de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Essa avaliação de peso e altura, por exemplo, permite identificar se estão com excesso de peso, que estão com baixo peso, as crianças que podem estar com déficit de crescimento”, destacou.

Ainda segundo ela, a partir dessa pesquisa e de exame de sangue, que também faz parte da iniciativa, é possível avaliar o quadro de saúde dessas pessoas e, posteriormente, realizar ações. “A partir desses exames de peso, altura e sangue, quando houver alguma alteração, a família vai receber da gente um encaminhamento para procurar uma unidade de saúde para acompanhamento”, disse.

exclamção leia também