23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Hora de ser solidário - 28/04/2023, 11:58 - Maria Laura Santos De Souza - Atualizado em 28/04/2023, 12:09

Martagão Gesteira está em programa de doação; Saiba como ajudar

Doações podem ser realizadas até o dia 30 de junho

Martagão Gesteira está recebendo doações
Martagão Gesteira está recebendo doações |  Foto: Reprodução/HMG

O Hospital Martagão Gesteira, localizado no bairro do Tororó, em Salvador, foi escolhido pelo Santander para participar do programa Amigo de Valor. A ação pretende arrecadar contribuições de clientes do banco, físicos ou jurídicos, destinando os recursos ao hospital. As doações podem ser realizadas até o dia 30 de junho através do site do Santander.

O Martagão Gesteira é uma Instituição filantrópica que atende pacientes de todo o estado da Bahia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Carlos Emanuel Melo, superintendente geral da Liga Álvaro Bahia, mantenedora do Martagão Gesteira, ressalta que o hospital realizou em 2022, 63% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos na Bahia. “Foi responsável também por 44% dos tratamentos oncológicos, por 41% das cirurgias cardíacas e por 22% das cirurgias neurológicas”, destaca.

De acordo com Carlos, em alguns períodos o hospital tem um déficit que chega a 700 mil reais. “Atende-se por ano 80 mil crianças de todo o estado e realiza mais de 500 mil atendimentos em 28 especialidades médicas como oncologia, neurologia, cardiologia, entre outras”, revela. Para suprir esse déficit, o Hospital busca parcerias, projetos e ações para angariar recursos, como o Amigos de Valor.

A ajuda da população através do Santander vai permitir a melhora dos atendimentos que já existem e garantir novos atendimentos. “Esses recursos normalmente são utilizados em ações que estruturam e melhoram a qualidade do serviço. Também serve para o custeio da operação, uma vez que nem sempre os custos são cobertos pela remuneração do SUS”, explica Carlos.

Carlos Emanuel acredita que a parceria significa mais que uma ajuda financeira. “É também reconhecimento pelo trabalho realizado, é apoio na causa da criança carente, fortalecimento dos laços com organizações privadas em torno se conceitos como sustentabilidade e apoio social”, afirma.

Podem ser doados valores a partir de R$25,00. A assessoria do Santander lembra que a doação se trata de recursos não incentivados, ou seja, não dedutíveis do Imposto de Renda. Outras 4 instituições foram escolhidas no país para participar do programa, todos são hospitais pediátricos e organizações que dão suporte a famílias cujas crianças estão em tratamentos de alta complexidade. O objetivo do Santander é estimular a cultura da doação no Brasil.

O projeto conta com uma segunda etapa, que vai do mês de setembro a dezembro. Nela, os recursos doados podem ser deduzidos do Imposto de Renda na declaração do ano seguinte. É permitido o limite de 6% do valor total devido, até esse percentual não há custo para o doador, que tem o valor restituído.

Já para empresas tributadas pelo lucro real, o direcionamento é dedutível em até 1% do valor devido. Quem declara IR pelo modelo simplificado pode doar a partir de R$ 25,00, sem dedução. O montante é direcionado para o projeto de escolha do doador, e os valores são debitados diretamente da conta corrente.

A expansão do programa busca estimular a cultura da doação, movimento importante considerando os desafios do contexto social do nosso País. “Vamos assim incentivar a nossa comunidade de clientes, fornecedores, parceiros e funcionários a apoiar de forma recorrente projetos e instituições em benefício de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social;, destaca Maitê Leite, vice-presidente Institucional do Santander

Brasil.

exclamção leia também