22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Assinado - 20/12/2023, 15:20 - Da Redação

Jero assina contrato com Einstein para gestão do Hospital Ortopédico

Unidade Ortopédica vai ofertar 212 leitos, entre eles, 20 de UTI adulto e 10 pediátrico

Governador Jerônimo Rodrigues ao lado do Dr. Sandro Suares, presidente da Crefito-7. e da diretora-tesoureira, Dra. Luana Saldanha, também da Crefito-7
Governador Jerônimo Rodrigues ao lado do Dr. Sandro Suares, presidente da Crefito-7. e da diretora-tesoureira, Dra. Luana Saldanha, também da Crefito-7 |  Foto: Divulgação

O Governo do Estado da Bahia oficializou, nesta quarta-feira (20), a assinatura de contrato com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein que vai conceder a gestão do Hospital Ortopédico do Estado (HOE). O evento, realizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, contou com a presença do Governador Jerônimo Rodrigues, da Secretária da Saúde, Roberta Santana, do senador Otto Alencar e do diretor-geral do Hospital Albert Einstein, Henrique Neves.

Também presente na oficialização, o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região - Bahia (Crefito-7), o Dr. Sandro Suares, destacou a importância da unidade. “Essa é uma grande vitória do povo baiano, que, pela primeira vez, terá um hospital especializado em serviços de Ortopedia”, afirmou Suares, que esteve acompanhado da Dra. Luana Saldanha, diretora-tesoureira da Crefito-7.

No meio, diretor-geral do Hospital Albert Einstein, Henrique Neves, com Dr. Sandro Suares e Dra. Luana Saldanha, ambos da Crefito-7
No meio, diretor-geral do Hospital Albert Einstein, Henrique Neves, com Dr. Sandro Suares e Dra. Luana Saldanha, ambos da Crefito-7 | Foto: Divulgação

De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Santana, o Hospital Ortopédico vai ofertar 212 leitos, entre eles, 20 de UTI adulto e 10 pediátrico. “A unidade será referência em atendimentos de média e alta complexidade, em áreas como traumatologia, ortopedia e medicina desportiva”, afirma a secretária. Além disso, a unidade hospitalar contará com um ambulatório com equipamentos modernos e até uma piscina aquecida voltada para reabilitação.

Hospital Ortopédico do Estado será a maior unidade estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia
Hospital Ortopédico do Estado será a maior unidade estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia | Foto: Sesab/GovBA

O governador Jerônimo ressaltou que quando o hospital for inaugurado, no primeiro semestre de 2024, o povo poderá contar com uma unidade com padrão de excelência. "Com a entrega do hospital, além de resolver a fila de regulação na área de ortopedia, vamos cuidar das pessoas com a qualidade que a rede Einstein tem. Então, além de um bom prédio, de equipamentos de ponta e sofisticados, teremos a gestão feita por uma rede estratégica".

A previsão é de que o hospital realize mais de 24 mil atendimentos por mês em áreas como traumatologia, ortopedia e medicina desportiva. Ao todo, foram investidos R$ 221 milhões em obras, aquisição de equipamentos e desapropriação.

Referência

Reconhecido como o melhor hospital da América Latina pela revista norte-americana Newsweek, o Einstein foi considerado, este ano, o melhor da região (e um dos melhores do mundo) também em Ortopedia pela mesma publicação. A organização é parceira de longa data do SUS. Há mais de 20 anos, assumiu a gestão de unidades públicas em São Paulo e, hoje, administra 30, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Ambulatório Médico de Especialidades Pediátricas (AMAE-Ped), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Residências Terapêuticas, Hospitais Municipais e ainda um Centro de Educação Infantil (CEI). Além disso, desenvolve inúmeros projetos para o setor público, nas cinco regiões do Brasil, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde.

Para a titular da Saúde, Roberta Santana, a entrega do hospital viabiliza um avanço significativo no atendimento da área. "A Ortopedia está entre as três maiores demandas das nossas solicitações da regulação, e o investimento no Hospital Ortopédico compõe a estratégia do Governo do Estado de vencer os desafios da regulação. É uma parceria importante que se firma aqui cumprindo todos os regulamentos legais e jurídicos, e vai estar no Diário Oficial de amanhã. Aqui serão atendidas mais de 290 mil pessoas no ano, serão mais de 15 mil cirurgias, triplicando a capacidade de cirurgia ortopédica no estado, trazendo ainda um centro de transplante para cá".

A secretária ainda destaca que, no projeto, o Einstein também se propõe a compartilhar com a Bahia suas ações de ensino e pesquisa, como especializações e residências médicas e multiprofissionais, bem como cursos de curta duração. E, no âmbito de pesquisa, a inclusão do Hospital Ortopédico do Estado em projetos de pesquisa institucionais, a exemplo do programa de terapia celular para lesões de cartilagem, além do acesso dos servidores do HOE às plataformas de pesquisa de biologia celular e molecular.

“Estamos entusiasmados em assumir, pela primeira vez, a gestão de uma unidade hospitalar na região Nordeste. Esse novo passo reforça nosso compromisso em promover a equidade em saúde, com um olhar atento às necessidades das populações de todas as regiões do país”, diz Dr. Sidney Klajner, presidente do Einstein. “Em 2022, esse movimento já foi feito no Centro-Oeste, quando passamos a gerir o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado, um dos principais hospitais públicos da região”, relembra.

Klajner reforça que o Einstein tem a missão de entregar vidas mais saudáveis para todos os brasileiros e que espera poder usar de todo o conhecimento da organização em gestão e na própria área da ortopedia para beneficiar a população local, mitigando a espera por assistência e oferecendo um cuidado cada vez mais seguro e de qualidade. “A expectativa é que possamos anunciar, em um curto espaço de tempo, os bons frutos colhidos por essa somatória de esforços, assim como fizemos nas outras unidades que passamos a gerenciar”.

A inauguração oficial do Hospital Ortopédico do Estado está prevista para março de 2024. Até lá, serão realizados os processos de seleção dos mais de 1.400 colaboradores (entre médicos, equipe de enfermagem, multiprofissional e administrativa), contratação de serviços e abastecimento de insumos.

exclamção leia também