27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Nos Barris - 03/04/2023, 17:25 - Da Redação

Inaugurada, Upinha atenderá pacientes com sintomas respiratórios

Com atendimento 24h, nova unidade é anexa à UPA Barris; Inauguração ocorreu nesta segunda (3)

Profissionais de saúde na nova unidade
Profissionais de saúde na nova unidade |  Foto: Ascom/SMS

Voltada ao acolhimento de pacientes com sintomas respiratórios, a nova Upinha Barris – anexa à UPA Barris – foi inaugurada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na manhã desta segunda-feira (3). O ato marcou o início de operação da unidade, que oferece atendimento 24 horas, durante todos os dias da semana, acolhendo pacientes adultos com sintomas respiratórios.

A Upinha Barris tem investimento de R$850 mil mensais de recursos municipais, contando com uma estrutura de consultórios médicos, de acolhimento e classificação de riscos, sala de coleta de exames e de testagem para a Covid-19. São dez leitos de observação, dois leitos de sala vermelha, dez leitos de acomodação e mais dez de retaguarda.

Segundo a titular da SMS e vice-prefeita, Ana Paula Matos, a intenção é dar mais conforto para as pessoas que procuram a rede municipal de saúde, com síndromes respiratórias e sintomas gripais. “Elas passarão por uma triagem tanto na Upinha como na UPA Barris e, na medida em que forem identificadas as necessidades do quadro clínico, serão encaminhadas para a nova unidade de saúde, totalmente equipada”, declarou.

Imagem ilustrativa da imagem Inaugurada, Upinha atenderá pacientes com sintomas respiratórios
Foto: Ascom/SMS

Conforme a gestora, a diferença da Upinha Barris para os antigos gripários é que a unidade possui maior estrutura de acomodação para o cuidado integral com a saúde, permitindo o internamento dos pacientes, inclusive, com sala vermelha para casos graves. A ação é parte das atividades da SMS na Operação Chuva, visando proporcionar um cuidado mais avançado de suporte à vida, especialmente neste período do ano. De abril a junho, é grande a incidência de chuvas e frequente a mudança de temperatura, favorecendo a ocorrência de casos de síndromes gripais.

Ana Paula Matos pontuou ainda a necessidade de continuidade da vacinação contra a Covid-19 e a gripe. “A vacinação é a ferramenta mais eficaz contra as doenças, reduzindo o número de casos, principalmente, os graves e óbitos relacionados aos vírus. Para evitar cenários de maior gravidade, complicações e sobrecarga da rede, é fundamental que cada um faça a sua parte e se imunize por completo".

exclamção leia também