24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Salve vidas - 12/11/2024, 06:00 - Vitória Sacramento

Hospital Ortopédico e Hemoba promovem campanha de doação de sangue e medula

Ação teve início nesta segunda-feira (11) e segue nesta terça (12), das 8h às 17h

Hemóvel presta atendimento
Hemóvel presta atendimento |  Foto: Divulgação/Hemoba

Com a aproximação do Dia Nacional do Doador de Sangue, que acontece em 25 de novembro, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOB) e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) uniram esforços em uma ação de coleta de sangue e cadastro de medula óssea.

Com a chegada do final de ano, período marcado por festividades e aumento nos deslocamentos, a necessidade de sangue cresce, tornando as doações ainda mais urgentes. A ação teve início nesta segunda-feira (11) e segue nesta terça (12), das 8h às 17h. O ônibus de coleta da Hemoba está estacionado no HOB, no bairro do Cabula, e está promovendo um atendimento acessível e sem a necessidade de agendamento.

A ação busca sensibilizar a população para a importância da doação regular de sangue, que pode salvar vidas e fortalecer os estoques para emergências. De acordo com o diretor médico do HOB, Dr. Roger Monteiro, as festas de fim de ano e o aumento nas viagens são responsáveis por uma elevação no número de acidentes e urgências médicas, o que demanda um estoque robusto de sangue. "Esse é um período particularmente delicado para os hemocentros. Além das férias, o movimento nas estradas e o próprio aumento das atividades de lazer acabam elevando a quantidade de atendimentos de emergência, especialmente em casos ortopédicos que exigem sangue para cirurgias", explica Monteiro.

O aumento das demandas por sangue no final do ano é um fenômeno recorrente em todo o Brasil. As celebrações natalinas, o Réveillon e as viagens que acompanham essas datas tendem a sobrecarregar o sistema de saúde. Para manter um atendimento adequado, os hemocentros precisam de um estoque constante, principalmente de tipos sanguíneos raros, como O positivo e O negativo. Segundo o Ministério da Saúde, cada doação pode salvar até quatro vidas, e a Hemoba reforça que uma bolsa de sangue não beneficia apenas pessoas em emergências, mas também pacientes com doenças crônicas, como leucemia, que precisam de transfusões frequentes.

No entanto, apesar da demanda crescente, os estoques tendem a baixar justamente nesta época, já que muitas pessoas entram em recesso e acabam não priorizando a doação de sangue. "Estamos no final do ano, um período onde a demanda aumenta muito, mas infelizmente o número de doadores costuma diminuir, o que impacta diretamente o atendimento em hospitais públicos e unidades de emergência", acrescenta Dr. Monteiro. A ação no HOB também visa tornar a doação mais prática e acessível, alcançando tanto colaboradores quanto pacientes e visitantes.

A unidade móvel da Hemoba instalada no HOB oferece um atendimento acessível e rápido, sem necessidade de agendamento. Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em boas condições de saúde e pesando mais de 50 kg, pode doar. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável, e doadores com mais de 60 anos só podem participar se já tiverem doado sangue anteriormente.

Para o cadastro no banco nacional de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos e não apresentar doenças infecciosas, hematológicas ou do sistema imunológico. Os dados são registrados no REDOME, e o voluntário pode ser chamado para doar caso seja compatível com algum paciente em tratamento. O Hemoba espera que essa ação contribua para conscientizar a população sobre a importância das doações regulares, especialmente diante da escassez de sangue em datas críticas.

O HOB, maior unidade cirúrgica ortopédica da Bahia, é responsável por uma grande demanda de sangue devido ao volume de cirurgias realizadas. Além de apoiar a Hemoba na campanha de coleta, o hospital está comprometido em promover campanhas internas de conscientização para que seus colaboradores se tornem doadores regulares. "Esse é o segundo ano consecutivo em que realizamos uma campanha de grande porte para reforçar o estoque da Hemoba. É fundamental que a sociedade entenda que as doações devem ser contínuas e não apenas em campanhas pontuais", enfatiza Monteiro.

exclamção leia também