28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Novembro Azul - 04/11/2022, 14:41 - Tabitha Gomes

HGRS realiza mutirão de consultas urológicas em Salvador

Os pacientes contam ainda com realização do exame PSA

HGRS realiza mutirão de consultas urológicas
HGRS realiza mutirão de consultas urológicas |  Foto: Foto: Leonardo Rattes/Sesab

Com a iniciativa que acontece em alusão ao Novembro Azul, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realiza nos dias 19 e 20 de novembro, um mutirão de consultas urológicas para homens com idade a partir de 45 anos. A campanha é internacionalmente voltada à conscientização da população masculina sobre a importância de um diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Em geral, o homem tende a não se cuidar, principalmente com relação ao trato urológico, porque há muito preconceito. Mas, a importância de detectar precocemente uma doença é muito grande, para que possa ser tratada de maneira mais simples e menos invasiva. A gente apela a toda família por esse esclarecimento, para que os homens busquem o serviço de saúde para um cuidado preventivo”, salienta Ledívia Espinheira, diretora de Gestão do Cuidado e Inovação em Saúde do HGRS.

Serão oferecidas durante o mutirão, 400 consultas, que devem ser agendadas do dia 7 ao dia 10 de novembro, das 7h às 17h, através do telefone 0800 071 3535. É necessário que o paciente apresente o RG e cartão do SUS. Além das consultas oferecidas, os pacientes poderão realizar também o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e receberão orientações e precauções sobre o cuidado com a saúde.

“O nosso objetivo é conscientizar a população em relação à detecção precoce do câncer de próstata e liberar um acesso mais simplificado aos exames de toque retal e PSA”, afirma Joabe Carneiro, coordenador de Urologia do HGRS.

O segundo tipo mais comum entre os homens, o câncer de próstata traz também o maior índice de mortalidade deste público. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Quando o diagnostico é realizado na fase inicial da doença, a probabilidade de cura está acima de 90%, por isso a importância de exames de rotina é sempre reverberada.

exclamção leia também