31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Em Feira de Santana - 24/08/2023, 15:00 - Da Redação

HGCA vai ser cenário de simulação realística de acidente em massa

Ação do Hospital Geral Clériston Andrade ação, que será realizada neste sábado (26)

Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana
Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana |  Foto: Ascom HGCA / Divulgação

Pela segunda vez, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, será palco de uma simulação realística de acidente em massa envolvendo produtos químicos e, neste ano, também atendendo múltiplas vítimas de inundações por conta de uma explosão de barragem. A ação, que será realizada neste sábado (26), faz parte do IV Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem), que está sendo realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

A simulação realística será realizada no estacionamento da emergência, onde aproximadamente 100 funcionários da equipe multiprofissional de assistência e de apoio estão devidamente preparados para receber cerca de 40 vítimas fictícias que chegarão à unidade em busca de atendimento de extrema urgência.

De acordo com Hélvia Fagundes, coordenadora da emergência, uma megaestrutura está sendo montada com quatro tendas, sendo duas de descontaminação das vítimas, outra de atendimento, um posto de comando e outro de apoio e acolhimento da imprensa e familiares que virão em busca de informações sobre os pacientes.

“O local será todo isolado, simulando de forma bem realística o atendimento às vítimas de acidentes com produtos químicos e ou radiativos e também da explosão de barragem. Portanto, estes pacientes chegarão ao HGCA, por volta das 10h deste sábado, através de ambulâncias, ônibus e de helicóptero. E nós estaremos paramentados com roupas especificas para evitar a “contaminação” da equipe e que estas vítimas entrem no HGCA contaminadas”, explica a médica.

Sobre o Cidem

O Cidem deste ano tem como tema “Desastres com inundações, barragens e produtos perigosos (QBRN - e - Químicos, Biológicos, Radioativos, Nucleares e explosivo)” e conta com a participação de profissionais da saúde, peritos nacionais e internacionais, psicólogos, médicos, enfermeiros, biomédicos, engenheiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, biólogos, nutricionistas, químicos, entre outros, membros das equipes de resgate e forças de segurança federal e estadual.

O evento é organizado por professores da Uefs e reúne palestrantes e especialistas, com a participação de representantes de diversos países, como Portugal, Argentina, Peru, Índia e Paraguai, entre outros.

exclamção leia também