O Ministério da Saúde começará a distribuir, a partir desta terça-feira (10), 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 para todos os estados do país e o Distrito Federal.
O governo tem como meta distribuir 5 milhões de doses até o final de dezembro. No total, foram adquiridos 69 milhões de doses em um processo licitatório do tipo pregão, com o objetivo de abastecer os estoques por dois anos.
As entregas serão realizadas de forma parcelada pelos fabricantes, levando em consideração a adesão da população, com as vacinas mais atualizadas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e alinhadas com as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Leia mais:
Fenagro reforça saúde com posto de vacinação no Parque de Exposições
Alcoólicos Anônimos: entenda a razão do 'segredo' na luta diária
O Ministério da Saúde informou que as 1,5 milhão de doses distribuídas inicialmente são da vacina produzida pela Serum, que será enviada pela primeira vez aos estados. Estudos de fase 3 comprovaram segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, além de apresentar vantagens como maior prazo de validade e facilidade de transporte e armazenamento em temperaturas de 2°C a 8°C.
Outra vacina, fabricada pela Zalika Farmacêutica e já utilizada nos Estados Unidos e Reino Unido, será aplicada no Brasil em pessoas com 12 anos ou mais, faixa etária aprovada pela Anvisa. Para crianças abaixo dessa idade, o governo continuará recomendando a aplicação da vacina de RNA mensageiro da Pfizer.