29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Saúde - 01/06/2024, 06:40 - Silvânia Nascimento

Galera 'brota grandona' em ação contra o tabagismo

Mutirão foi realizado no Pituba Parque Center, em Salvador

Profissionais avaliaram e orientaram o público
Profissionais avaliaram e orientaram o público |  Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Centenas de pessoas compareceram, na sexta-feira (31), ao Pituba Parque em Center, em Salvador, para participar da campanha antitabagista promovida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC-BA) Bahia. Durante pouco mais de quatro horas, profissionais da área de saúde como médicos, nutricionistas, enfermeiras e educadores físicos ficaram à disposição do público para orientar sobre as consequências do cigarro e oferecer serviços como avaliação nutricional, aferição de pressão e outros.

Após pesquisas comprovarem os sérios danos que o tabaco causa, além da comprovação de que o uso dele encurta a vida, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) endureceu as regras de comercialização do cigarro, como a proibição das propagandas na TV e a presença nas cenas novelas, como foram vistas por muitos anos.

No entanto, atualmente, os cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes, têm preocupado os profissionais da saúde, já que eles são tão prejudiciais quanto os tradicionais, como explicou o médico cardiologista Cláudio das Virgens, em entrevista ao MASSA!. "A indústria do tabaco migrou para a produção do vape, que veio como uma possível solução para a diminuição do cigarro, mas é um problema catastrófico. É tão prejudicial quanto, é gravíssimo, é um problema de saúde pública, por isso que a Anvisa proibiu a comercialização no Brasil", pontuou o especialista.

O cardiologista também citou os malefícios que os cigarros eletrônicos causam, em especial, nos jovens, que são os que mais usam. "Aumenta o eixo de morte por infarto, por Acidente Vascular Cerebral, fibrose pulmonar e outros. Vários casos de jovens com lesão pulmonar grave, com necessidade de transplante de coração e pulmão por causa do uso dos vapes. E o que vai na composição do vape? Nem eu, nem você sabemos. Mas a indústria do tabaco sabe.

A nutricionista Laís Spindola Garcez, doutora em Alimentos, Nutrição e Saúde, foi uma das palestrantes da ação, durante bate-papo com o MASSA!, ela falou sobre como o cigarro pode impactar na questão nutricional dos fumantes. "Existe muita relação entre tabagismo e o prejuízo na alimentação. O cigarro leva a uma perda das papilas gustativas, ou seja, da percepção do sabor. Então, o fumante vai sentir menos o sabor, o cheiro. Isso faz com que ele busque alimentos que vão dar um prazer imediato, como aqueles que têm mais açúcar, mais sódio. Esses aditivos trazem o sabor mais imediato, e ao mesmo tempo são alimentos que tem mais valor calórico", explicou Laís.

exclamção leia também