Quando inicia sua jornada de trabalho pelas ruas da região de São Caetano/Valéria, em Salvador, Jonatas Rodrigues, se empenha em inspecionar a maior quantidade de estabelecimentos por dia, com o objetivo de qualificar cada vez mais os serviços e produtos ofertados à população. O fiscal de controle sanitário divide sua rotina entre realizar as visitas educativas, preventivas e de fiscalização in loco, e logo depois retornar à base do Distrito Sanitário (DS) para o lançamento no sistema (computador) de todos os dados coletados e ações executadas.
A partir de agora, as duas funções desempenhadas por Jonatas e de outros 86 fiscais da Vigilância Sanitária (VISA) serão otimizadas após a entrega de tablets pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na manhã desta segunda-feira (03). O equipamento vai permitir que os profissionais realizem, de onde estiverem, o lançamento em tempo real de todas as ações realizadas. Isso traz mais celeridade aos atendimentos diários e permite um alcance maior de inspeções sanitárias.
Atualmente, a VISA realiza mensalmente mais de 1,7 mil atendimentos em toda a capital baiana; agora, a expectativa é que esse número seja maior. Em campo, os fiscais emitem relatório sobre as condições sanitárias para permitir o funcionamento dos estabelecimentos; fazem o licenciamento dos estabelecimentos; além de atuar para a correção, se necessário, de protocolos em saúde para assegurar a prevenção e promoção à saúde aos consumidores.
A vice-prefeita e titular da Saúde, Ana Paula Matos, fez a entrega dos dispositivos eletrônicos na sede da Diretoria de Vigilância e Saúde (DVIS), na Vasco da Gama. "Hoje estamos dando mais um passo significativo. Um salto de qualidade no que tange a digitalização do trabalho para ofertar valorização, mais tempo qualificado aos profissionais de campo e melhorias na oferta do serviço ao cidadão. Esse aprimoramento tecnológico tem como principal objetivo oferecer um serviço com resposta rápida, desburocratizada, moderna e transparente aos soteropolitanos”.
O tablet vai viabilizar a consulta de todos os dados referentes aos estabelecimentos fiscalizados; o preenchimento das notificações e demais termos lavrados. Cada aparelho possui acesso à internet, fone de ouvido, câmera para registro da ação e demais acessórios que contribuem na agilidade do serviço dos técnicos, principalmente no exercício da fiscalização.
A ideia é proporcionar maior agilidade no licenciamento perante o órgão sanitário, explica a diretora da DVIS, Andrea Salvador. “Essa unificação dos processos de trabalho gera um avanço significativo na produção desses atendimentos diários, serão mais estabelecimentos contemplados e, além disso, contribui diretamente com a redução de danos ao meio ambiente, uma vez que, todos esses trâmites eram feitos em papel que depois eram digitalizados”, reforçou.