27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Pra cuidar de si - 25/11/2022, 09:36 - Maria Laura S. de Souza - Atualizado em 25/11/2022, 11:04

Feira de Saúde ocorre neste sábado em terminal de São Joaquim

Público poderá esclarecer dúvidas e obter informações sobre doenças como os cânceres de colo uterino, mama e próstata

Terminal de São Joaquim recebe ação de saúde
Terminal de São Joaquim recebe ação de saúde |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Neste sábado, dia 26, o Terminal Ferry-Boat de São Joaquim, realiza a Feira de Saúde da Universidade Dom Pedro II. A ação é gratuita e se inicia ás 8h30. Durante o evento, o público poderá esclarecer dúvidas e obter informações sobre doenças como os cânceres de colo uterino, mama e próstata, além de aferição de pressão arterial e glicemia. A feira estará posicionada no salão de bilheterias do Terminal.

O evento tem apoio da Internacional Travessias Salvador, que liberou o espaço para a ação. Uma equipe de estudantes da Universidade vai orientar os usuários do serviço sobre os cuidados que diabéticos precisam ter com os pés como o uso correto de bengalas, muletas e andadores para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.

Segundo a assessoria da Universidade, a motivação para distribuir informações sobre as doenças que são foco nesse ano, foram as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. A Feira de Saúde é realizada anualmente com o objetivo de esclarecer dúvidas e motivar as pessoas a cuidarem de si. O sistema Ferry-Boat atende mais de 15 mil pessoas por dia, o que torna o lugar propício para que muitas pessoas sejam alcançadas.

Leia mais

Covid-19: veja onde se vacinar em Salvador

Mais de 4 milhões de mulheres receberão absorvente do governo

O cenário do câncer de mama no Brasil exige atenção. Após a pandemia do COVID-19, o aumento de casos se agravou. 50% dos casos no pós-pandemia tiveram diagnóstico tardio, aumentando os índices de mortalidade. É necessário observar o corpo e procurar sinais e atendimento, mantendo-se sempre informada para priorizar a saúde.

No caso do câncer de próstata, o alerta não é diferente. A doença já matou 16.055 homens em 2021. O Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima 65.840 casos da doença no Brasil em 2022. Na Bahia são esperados 6.130 diagnósticos nesse mesmo período.

Os principais fatores de risco são a idade avançada, histórico familiar (pai, irmão ou tio), ser negro ou obeso. Manter-se informado sobre os sintomas é fundamental para o diagnóstico precoce.

exclamção leia também