
Para evitar o desperdício de vacinas, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia, que reúne gestores municipais e estaduais de saúde, decidiu ampliar temporariamente a faixa etária para vacinação contra a dengue. Desde a última sexta-feira (14), a vacina está disponível para pessoas de 4 a 59 anos, buscando utilizar as doses com vencimento em 30 de junho de 2024. Anteriormente, a vacinação era restrita a jovens de 10 a 14 anos.
A medida foi tomada devido ao estoque remanescente de 6.727 doses, concentradas principalmente nos municípios de Itabuna, Jequié e Ilhéus, que juntos possuem 55% desse total. Ao todo, 36 municípios na Bahia relataram a existência de doses com o mesmo vencimento.
Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado da Bahia, fez um apelo aos municípios e à sociedade: "Mesmo no período junino, vamos fazer um esforço adicional para zerar os estoques. O público-alvo foi ampliado e ainda temos nove dias. Incentivamos que os municípios montem postos em locais de grande fluxo, como rodoviárias, centros comerciais ou mesmo façam a busca ativa, pois são ações já realizadas anteriormente com resultados positivos".
Até agora, 125 municípios baianos receberam um total de 237.607 doses da vacina contra a dengue, já tendo sido aplicadas 163.834 doses.
Cenário epidemiológico e ações estaduais
Em 2024, a Bahia registrou 222.189 casos de dengue, com 109 municípios em situação de epidemia e 278 localidades em risco ou alerta. O Governo do Estado já investiu mais de R$ 21 milhões em ações relacionadas à assistência, aquisição de medicamentos e insumos, bem como equipamentos para agentes de endemias, capacitação de profissionais e uso do Ultra Baixo Volume (UBV) – também conhecido como “fumacê”, além de ações de conscientização da população.