26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Boa iniciativa - 03/04/2024, 05:30 - Maria Clara Oberlaender

Exames preventivos para câncer de colo do útero são feitos de graça

A iniciativa é realizada por alunos de faculdade privada em Salvador

A iniciativa é realizada por alunos de faculdade privada em Salvador
A iniciativa é realizada por alunos de faculdade privada em Salvador |  Foto: Divulgação

Alunos do curso de enfermagem de uma universidade particular na capital baiana estão realizando exames preventivos para o câncer de colo de útero de forma gratuita para mulheres e pessoas trans. As consultas são acompanhadas sempre por um docente e têm previsão de seguirem até julho, em todas as quartas-feiras.

As coletas são realizadas no Instituto de Saúde da Unijorge, localizado no Campus Paralela e o objetivo é ajudar no rastreamento e prevenção deste tipo de câncer, que é a quarta causa de morte entre a população feminina no Brasil, segundo dados de 2021 do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A enfermeira obstétrica e professora orientadora do projeto, Luana Moura Campos, explica: “Esse preventivo é em articulação com um serviço de saúde do sistema único, onde são lidas essas lâminas. Nós fazemos a coleta e encaminhamos para uma unidade de saúde. Então qualquer pessoa pode se inscrever para as consultas, independente de ter ou não plano de saúde.”

“Os resultados chegam para a gente na Unijorge e nós contactamos as pessoas com necessidade de intervenção imediata para que elas possam vir buscar o resultado o mais rápido possível. Havendo necessidade de intervenção, nós que já estamos em contato com uma unidade básica de saúde, fazemos os encaminhamentos necessários”, detalha Luana.

Imagem ilustrativa da imagem Exames preventivos para câncer de colo do útero são feitos de graça
Foto: Divulgação

Segundo o INCA, das estimativas para novos casos, a Bahia é o quarto estado com maior número para esse tipo de câncer e a faixa etária com mais óbitos é de pessoas entre 50 e 59 anos. Entretanto, independentemente da idade, a melhor forma para a cura da doença é o diagnóstico precoce, por isso é recomendado que ele seja feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

Dada a importância do exame de rotina, os alunos também realizam um trabalho de conscientização. “No momento em que as pessoas estão aguardando para serem atendidas, os estudantes estabelecem um diálogo para tirarem dúvidas, darem orientações específicas para tudo que envolve a saúde sexual e reprodutiva”, enfatiza Luana.

Para agendar o exame preventivo, a pessoa interessada deve entrar em contato previamente pelo número de WhatsApp do Instituto de Saúde (71) 99611-6919, preencher o formulário e aguardar a confirmação. As consultas serão feitas nas quartas-feiras e no dia é necessário a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Os atendimentos serão realizados por alunos do curso de Enfermagem, sob orientação de professores.

exclamção leia também