29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Dia Mundial do Rim - 12/03/2024, 09:38 - Marcela Magalhães

Exames gratuitos de creatinina serão ofertados em shopping de Salvador

Ação será realizada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia - Regional Bahia no Shopping Barra

Hospital das Clínicas -Fotos gerais e equipamento especial
Hospital das Clínicas -Fotos gerais e equipamento especial |  Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

Desta terça-feira (12) até quinta (14), serão fornecidos vouchers para exames gratuitos de creatinina, no Shopping Barra, no piso L4 Norte. Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 14 de março, a Sociedade Brasileira de Nefrologia - Regional Bahia, em parceria com o Leme, está realizando essa ação de conscientização sobre as doenças renais.

A iniciativa tem o objetivo de disseminar informações sobre problemas renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de medir a pressão arterial, conversar com especialistas e receber explicações sobre a creatinina, um dos principais indicadores da função renal.

Segundo Marla Cruz, diretora médica do Leme, os nefrologistas que estiverem no stand do Shopping Barra entregarão às pessoas que passarem no stand um voucher que vai dar direito a coleta do exame creatinina em qualquer das 23 unidades do Leme em Salvador e Lauro de Freitas. Para isso o voucher tem que estar carimbado por um dos médicos presentes no local. Serão disponibilizados 300 vouchers para realização do exame de creatinina de forma gratuita. Os pacientes terão acesso ao seu resultado pelo site e, caso apresentem alteração, serão encaminhados para consulta no Hospital Alayde Costa.

Uma em cada dez pessoas no mundo tem algum grau de doença renal crônica, e muitas vezes esse diagnóstico é desconhecido por ser uma doença silenciosa, ou seja, não gera sintomas até os estágios mais avançados. É uma doença emergente e estudos mostram que em 2040 será a 5ª causa de mortalidade no mundo, informa a Dra. Maria Gabriela Guimarães, nefrologista e diretora da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Ela destaca a importância do exame de creatinina na detecção precoce de problemas renais: "A creatinina é um exame de sangue simples e acessível, tanto na rede particular quanto no SUS, e deve fazer parte da avaliação de saúde, especialmente para pacientes com histórico de hipertensão, diabetes ou doença renal na família.". No exame é analisada a taxa de filtração glomerular, aliada a idade e gênero do paciente, através do cálculo dessas informações é possível saber como os rins estão funcionando. O valor do exame nas redes privadas é de R$8 a R$30.

A doutora Maria Gabriela refuta o mito de que beber mais água melhora a saúde dos rins, enfatizando que esse não é o único cuidado necessário:“Aliado a isso deve haver o controle da pressão e do açúcar no sangue, a manutenção de hábitos saudáveis, a realização de atividade física, uma alimentação que valoriza os alimentos in natura, evitar os alimentos que são ricos em sal, ricos em sódio. Além disso, evitar o uso indiscriminado de medicamentos sem prescrição médica, principalmente os anti-inflamatórios que podem ter alteração renal se usados de forma contínua.”

exclamção leia também