30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Ufa! - 12/07/2023, 17:58 - Dara Medeiros

Estudo mostra 'freio' em casos de Influenza A no Brasil

Os dados também apontam uma queda em casos de Covid-19

Casos de gripe diminuem no país
Casos de gripe diminuem no país |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os casos de Influenza A, vírus causador da gripe, estão decaindo na população adulta do Brasil. A informação foi divulgada através do último Boletim InfoGripe da Fiocruz, publicado nesta quarta-feira (12). Os dados também mostram que a queda nos casos positivos para Sars-CoV-2 , vírus causador da Covid-19, na maior parte dos estados do país.

Enquanto os casos na população adulta diminuíram, as crianças têm sofrido com o vírus sincicial respiratório (VSR), que segue como o principal vírus identificado na faixa-etária no período de 25 de junho a 1 de julho de 2023.

Em relação ao território nacional, o estudo aponta uma queda nos novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo, considerando as últimas seis semanas. Ao todo, apenas cinco estados apresentam sinal de aumento da Síndrome a longo prazo e a Bahia não está incluída na lista, sendo eles: Acre, Amapá, Goiás, Pará e Rio Grande do Norte. No entanto, os casos de SRAG a curto prazo tiveram sinais de crescimento.

De acordo com o relatório, que leva em consideração as quatro últimas semanas epidemiológicas, o VSR foi o vírus mais prevalente, com 40,7% dos resultados positivos. Em seguida estão: Sars-CoV-2 (22,4%), influenza A (12,8%) e influenza B (4,5%) . Entre as mortes, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 58,1% para Sars-CoV-2, 18,3% para influenza A; 11,5% para VSR e 4,7% para influenza B.

exclamção leia também