27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Novembro azul - 07/11/2024, 16:04 - Da Redação

Estudo diz que menos de 40% dos homens +50 fizeram exames de próstata

Especialista em urologia explica a importância da prevenção ao câncer de próstata

Dr. Samuel Juncal é especialista em urologia
Dr. Samuel Juncal é especialista em urologia |  Foto: Pablo Teixeira/Divulgação

Dedicada aos cuidados da saúde masculina, a campanha do Novembro Azul promove a conscientização sobre o do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Porém, mesmo com a iniciativa sendo compartilhada ao redor do mundo, muitos homens se recusam a passar pelos especialistas. Para se ter noção, menos de 40% dos homens com mais de 50 anos de idade realizaram exames de próstata em 2023. Esse dado é de um estudo feito pela farmacêutica Apsen em parceria com as seccionais da Sociedade Brasileira de Urologia no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Leia mais:

Novembro Azul: Sesab promove mutirão para consultas e exames em SSA

Cezar Black diz que Rocco está doente e pede orações: "Medo de perder"

Yasmin Brunet perde a paciência e ameaça processar médicos; entenda

Além disso, de acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 46% dos homens acima dos 40 anos vão ao médico somente quando apresentam algum sintoma. Essas informações são alarmantes, porque demonstram que a população masculina não tem se cuidado devidamente e nem feito exames regulares, que poderiam ajudar bastante para a descoberta precoce da doença.

Segundo o médico urologista Dr. Samuel Juncal, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas na fase inicial. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de cura.

“É muito importante que a população masculina busque se cuidar de maneira regular. Quando falamos de exames relacionados à próstata, além do toque, há também o teste de PSA, Antígeno Prostático Específico, que aumenta as chances de detecção precoce”, explicou.

Avanços tecnológicos melhoraram cirurgias

O especialista em urologia também falou sobre os casos em que o tratamento contra a doença exige a realização de cirurgia. Com Fellowship clínico em cirurgia laparoscópica e robótica pela Universidade de Heidelberg, Alemanha, o Dr. Samuel Juncal contou que as tecnologias avançaram bastante e se tornaram grandes aliadas dos pacientes.

“A utilização de braços robóticos nas cirurgias urológicas permite uma visão tridimensional e ampliada da área. Com pequenas incisões, a cirurgia robótica resulta em menos dor, menor sangramento e tempo de recuperação mais curto", declarou o médico.

"Muitos homens não sabem como as cirurgias robóticas têm diminuído os efeitos colaterais de uma cirurgia. Essa informação é relevante, até para fazê-los perder o medo de se cuidar", concluiu.

exclamção leia também