Um novo estudo apontou que o hábito de ouvir música é uma forma de acelerar a recuperação após procedimentos cirúrgicos. A pesquisa, realizada pela California Northstate University College of Medicine, revela que a ação pode diminuir a necessidade de analgésicos no tratamento, como a morfina.
Leia mais:
Takeda lança exposição educativa sobre prevenção à dengue em Salvador
Jovem descobre ter 5 órgãos extras após sentir cólicas intensas
Anvisa apresenta novas imagens contra fumo em embalagens de cigarros
Para chegar a essa conclusão, o estudo revisou 35 investigações sobre os efeitos da música em pacientes pós-operatórios. Os resultados, apresentados no congresso do American College of Surgeons em São Francisco, Califórnia, mostraram que a música pode diminuir a dor em média em 20%.
Os benefícios da música não se restringem apenas à dor. O estudo também constatou que ela ajuda a reduzir a ansiedade, com uma diminuição média de 2,5 pontos nos níveis relatados pelos pacientes.
Com isso, os pesquisadores acreditam que a música tem a capacidade de aumentar os níveis de serotonina, o que ajuda a desviar a atenção da dor e gerar um efeito calmante, e facilitar a transição dos pacientes ao acordarem da anestesia, momento frequentemente associado a sentimentos de desorientação.