Durante a entrega do lançamento do Centro de Educação, no bairro do Cabula, ocorrida nessa quarta-feira (26), o Estado assinou uma ordem de serviço para execução da obra de reforma e adequação do antigo Hospital Couto Maia, no bairro do Monte Serrat. O investimento para implantação do Hospital de Cuidados Paliativos será de R$ 24 milhões da Secretaria da Saúde (Sesab).
O prazo de entrega da obra é de seis meses e a unidade terá 80 leitos para oferecer condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos especializados no atendimento a pacientes de unidades hospitalares públicas ou credenciadas ao SUS, com indicação médica para Cuidados Paliativos. Essa abordagem multidisciplinar melhora a qualidade de vida do doente em situação de vulnerabilidade extrema, com controle dos sintomas e preservação da dignidade.
Inauguração
Nesta quarta-feira (26), o Estado da Bahia inaugurou a nova sede do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella (Ceeinfor). Localizada na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula, em Salvador, a unidade passa a abrigar o Colégio Estadual Mãe Stella. Além do Ensino Médio regular em tempo integral e parcial, a nova escola oferecerá cursos profissionalizantes nas áreas de Ambiente e Saúde, Turismo e Hospitalidade, Gestão e Negócio, Segurança e Informação e Comunicação. O governador Rui Costa participou do ato.
A obra do Ceeinfor Mãe Stella resultou de uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação (SEC) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), via Conder. A obra ocupa quatro edifícios e oferece 36 salas de aula, biblioteca, laboratórios, refeitório, área de convivência, além de quadra poliesportiva coberta e piscina semiolímpica — a ser usada também na recuperação de pacientes, seguindo o modelo da rede Sarah —, campo society com pista de atletismo e arena de lutas. A estrutura tem capacidade para abrigar até 4 mil estudantes.
O Centro disponibilizará ainda curso de formação de técnicos na conservação de equipamentos e mobiliários hospitalares. Os alunos formados darão manutenção à rede estadual, incluindo a aparelhagem do Hospital Ortopédico, que está sendo construído no mesmo terreno.