24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Experiência compartilhada - 11/10/2024, 06:00 - Vitória Sacramento

Depois de vencer câncer de mama, colaboradora do metrô incentiva mulheres para se cuidarem

Passageiros ouviram mensagens sonoras com depoimentos de Elisângela

Elisângela é Coordenadora da área de Tecnologia da CCR Metrô Bahia
Elisângela é Coordenadora da área de Tecnologia da CCR Metrô Bahia |  Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

O relato de Elisângela Eugênio, uma vencedora na luta contra um câncer de mama, ecoou como uma fonte de inspiração e incentivo ao autocuidado para dezenas de mulheres que passaram, durante a quinta-feira (10), na Estação Pirajá. Coordenadora da área de Tecnologia da CCR Metrô Bahia e colaboradora da empresa, Elisângela foi a personagem principal da ação 'Vitoriosas da Mobilidade', uma campanha de conscientização do Outubro Rosa realizada pela concessionária, em parceria com o Instituto CCR.

“Meu conselho é: não espere sentir dor. Além de realizar exames anuais como ultrassom e mamografia, é fundamental não deixar de fazer o autoexame e se tocar", aconselhou Elisângela, que ainda comentou que foi surpreendida ao descobrir o câncer em estágio inicial durante exames de rotina, enquanto acompanhava sua mãe, que enfrentava a doença em um estágio mais avançado. “A partir da minha vivência, senti a necessidade de conscientizar outras mulheres sobre a importância de cuidar da saúde”, declarou.

Durante o evento, os passageiros do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas ouviram mensagens sonoras com depoimentos de Elisângela, ressaltando a importância do autocuidado e da prevenção. Marli Ramos, de 62 anos, participante da ação, destacou: “É fundamental falar sobre o câncer, pois muitas mulheres têm medo de ir ao médico ou sentem vergonha de fazer o exame, mas esse cuidado é essencial”.

Ação ocorreu na Estação Pirajá
Ação ocorreu na Estação Pirajá | Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

O supervisor do evento, Edelson Silva, destacou a relevância dessas iniciativas preventivas para a saúde e bem-estar da população. “Os exames podem dar um alerta importante. Hoje, por exemplo, um senhor foi encaminhado para a unidade de pronto atendimento após os testes indicarem um risco elevado”, pontuou.

A atividade fez parte do programa Caminhos para a Saúde, que regularmente oferece serviços como massoterapia, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e testes de glicemia de forma gratuita. Voluntárias também distribuíram panfletos informativos e laços rosa, símbolos da campanha Outubro Rosa, a estimativa é de que cerca de 200 pessoas foram atendidas durante o dia.

exclamção leia também