25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Em Salvador - 04/01/2023, 06:00 - Da Redação

Covid-19: Vacinação de crianças menores de 3 anos está suspensa

Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já havia anunciado a suspensão da imunização dos pequenos entre 5 e 11 anos

Situação acontece por força da falta do imunizante  Pfizer Baby
Situação acontece por força da falta do imunizante Pfizer Baby |  Foto: Bruno Concha/Secom

A vacinação contra Covid-19 destinada ao público infantil com o imunizante Pfizer Baby para crianças entre seis meses e menores de 3 anos de idade será suspensa temporariamente em Salvador a partir desta quarta-feira (4). Na última segunda-feira (2), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já havia anunciado a suspensão da imunização dos pequenos entre 5 e 11 anos.

A situação acontece por força da falta do imunizante no estoque da rede municipal. A estratégia será retomada na cidade quando novos lotes das vacinas forem encaminhados para o município. A aplicação da segunda dose para o público que iniciou o esquema vacinal na cidade segue mantida, já que a pasta armazenou o lote destinado para imunização com a dose complementar.

“Há alguns meses que o envio das doses destinadas à vacinação infantil tem sido irregular. Com esse cenário de falta de doses, estamos interrompendo temporariamente a aplicação da Pfizer Baby, assim como anunciamos no início da semana com a Pfizer pediátrica. O cenário é totalmente incompatível com os esforços do município em promover o estímulo à vacinação. Mas a situação atual nos impossibilita de seguir com a estratégia nesse momento, pois estamos com o estoque zerado”, explicou o titular da SMS, Decio Martins.

Coronavac

Nesse momento, ainda está mantida a aplicação da Coronavac destinada para crianças de 3 e 4 anos de idade. No entanto, o estoque atual registrado na cidade é muito baixo. “Diante do cenário exposto, também estamos na veemência de suspender a vacinação com o imunizante Coronavac até que o repasse das doses seja normalizado”, alertou o titular da SMS.

exclamção leia também