Em função dos casos de Covid-19 divulgados recentemente em Salvador, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris, situada no bairro de Barris, na capital baiana, abriu um período de testagem nesta segunda-feira, 21. Com o número de 300 exames para detecção da doença neste dia, a população esgotou o estoque em menos de quatro horas.
Nesse sentido, o horário de atendimento também alterou, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Dessa forma, a largada foi às 8h e foi finalizada depois da realização de todos os exames, os quais apresentaram resultados em menos de uma hora.
No geral, cerca de 642 testes foram realizados da última sexta-feira, 18, até este domingo, 20, durante os três primeiros dias de funcionamento do ponto de testagem da UPA Barris. Desses, 364 foram positivos para a doença, o que equivale a 56,69% do total.
Leia Mais
Esquema vacinal é descartado por mais de 76 mil pessoas
Bahia registra alta nos óbitos por doenças respiratórias
Bahia ganha 100 mil doses de vacinas da Oxford e 248 mil da Pfizer
No local, as pessoas que apresentarem resultado positivo chegaram a ser atendidas por um médico, que sugere as recomendações sobre como deve acontecer a preservação no período de isolamento. Caso a pessoa apresente sintomas mais graves, é analisada a necessidade de envio para UPA ou internamento hospitalar.
O serviço também pode ser identificado em mais de 40 postos de saúde disseminados pela capital, além do novo ponto de testagem, com aproximadamente 100 exames oferecidos em cada unidade.