Nesta quarta-feira (16), O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD – BAHIA) recebeu o Mutirão de Imunização e Atualização do Cartão de Vacina, executado através do projeto Vida e Saúde. O programa é realizado pelos profissionais e estudantes de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia.
O Mutirão não necessita de agendamento prévio. Na ação foram aplicadas doses de reforço para Covid 19, Antitetânica, Gripe, Hepatite B, HPV e Tríplice Viral (Sarampo, Cachumba e Rubéola).
A transgênero Karen Siri Batista de Santana, com prenome e gênero devidamente retificados, não perdeu a oportunidade para receber a terceira dose da vacina contra a Covid 19. "Vacina é vida. Melhor prevenir", explica Karen.
"Esse projeto é tudo de bom. Vacina é sinônimo de vida e a gratuidade é um incentivo para as pessoas procurarem a imunização que previne o contagio de doenças com grande potencial de letalidade", afirma Renildo Barbosa, coordenador.do CPDD, que aproveitou para atualizar o cartão de vacina com doses de Antitetânica e contra a Gripe.
"Essa ação divulga a importância da vacina. E o mais importante é que atinge pessoas que não tem tempo de ir até o posto de saúde. Por isso, quando chegamos nos locais de trabalho ou de acolhimento, como o CPDD, as pessoas se sentem acolhidas e importantes", ressalta a auxiliar de enfermagem Matilde Santos Nascimento, que diarimente realiza o trabalho no PSF da Faculdade de Medicina da UFBa, no Terceiro de Jesus.
O CPDD é gerido pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo sendo um instrumento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.