26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Assustador - 03/06/2024, 11:54 - Da Redação

Brasil é responsável por mais de 80% dos casos de dengue do mundo

Dados foram divulgados no mais recente informe da OMS

10 estados brasileiros estão em situação de emergência
10 estados brasileiros estão em situação de emergência |  Foto: Divulgação / Sesab

O Brasil lidera o ranking mundial de casos e mortes por dengue em 2024, com 82% de todos os casos suspeitos registrados globalmente, segundo o mais recente informe da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a situação epidemiológica da doença.O levantamento, que reflete dados atualizados até 27 de maio, revela que foram notificados 7,67 milhões de casos suspeitos no mundo, dos quais 3,57 milhões foram confirmados. O Brasil representa 6,3 milhões desses casos suspeitos e 3,04 milhões dos confirmados. A informação é do O Globo.

Além disso, o país responde por 77,3% das 3.680 mortes globais e por 82,3% dos 16.242 casos graves de dengue registrados no mundo. O aumento é expressivo quando comparado ao mesmo período de 2023, com um crescimento de 328,6% no total de casos prováveis, conforme dados do Ministério da Saúde até 25 de maio. O número de mortes também aumentou em 255,1% em relação ao ano passado, ambos os maiores já registrados no Brasil.

Leia mais:

Hospital da Mulher realiza mutirão de exames de histeroscopia

Salvador registra 29 ameaças de desabamento e mais de 40 ocorrências

Com um cenário crítico, 10 estados brasileiros e o Distrito Federal decretaram situação de emergência: Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de mais de 600 municípios. No entanto, desde meados de maio, todos os estados brasileiros têm apresentado uma tendência de queda na incidência da doença, seguindo o padrão sazonal esperado. Com a melhora, o Acre e o Rio de Janeiro revogaram o estado de emergência.

exclamção leia também