O Brasil lidera o ranking mundial de casos e mortes por dengue em 2024, com 82% de todos os casos suspeitos registrados globalmente, segundo o mais recente informe da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a situação epidemiológica da doença.O levantamento, que reflete dados atualizados até 27 de maio, revela que foram notificados 7,67 milhões de casos suspeitos no mundo, dos quais 3,57 milhões foram confirmados. O Brasil representa 6,3 milhões desses casos suspeitos e 3,04 milhões dos confirmados. A informação é do O Globo.
Além disso, o país responde por 77,3% das 3.680 mortes globais e por 82,3% dos 16.242 casos graves de dengue registrados no mundo. O aumento é expressivo quando comparado ao mesmo período de 2023, com um crescimento de 328,6% no total de casos prováveis, conforme dados do Ministério da Saúde até 25 de maio. O número de mortes também aumentou em 255,1% em relação ao ano passado, ambos os maiores já registrados no Brasil.
Leia mais:
Hospital da Mulher realiza mutirão de exames de histeroscopia
Salvador registra 29 ameaças de desabamento e mais de 40 ocorrências
Com um cenário crítico, 10 estados brasileiros e o Distrito Federal decretaram situação de emergência: Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de mais de 600 municípios. No entanto, desde meados de maio, todos os estados brasileiros têm apresentado uma tendência de queda na incidência da doença, seguindo o padrão sazonal esperado. Com a melhora, o Acre e o Rio de Janeiro revogaram o estado de emergência.