26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Saúde em dia - 15/06/2024, 09:12 - Da Redação

Bora atualizar o cartão? Salvador tem 45 pontos de vacina neste sábado

Saiba quais são as vacinas disponíveis, para quem e onde encontrá-las

Salvador intensifica vacinação contra Covid XBB, Influenza, Poliomielite e Dengue neste sábado
Salvador intensifica vacinação contra Covid XBB, Influenza, Poliomielite e Dengue neste sábado |  Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador dará continuidade à campanha de vacinação contra Covid XBB e Influenza (gripe) em 45 pontos da cidade neste sábado (15). A iniciativa também inclui a imunização contra poliomielite (paralisia infantil) e dengue; o esforço tem como objetivo reforçar a proteção da população às vésperas do inverno e dos festejos juninos, que tendem a gerar aglomerações.

As equipes de vacinação estão distribuídas pelos 12 distritos sanitários da cidade, abrangendo unidades de saúde, shoppings, um Home Center, uma igreja e o programa Saúde nos Bairros. A lista completa dos locais de vacinação pode ser acessada no site da SMS.

Públicos-alvo e locais de vacinação

Os grupos prioritários para cada vacina são definidos de acordo com faixas etárias e condições específicas:

Poliomielite: Vacinas Vip e Vop serão administradas em crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Dengue: Destinada a crianças e pré-adolescentes de 10 a 14 anos.

Influenza/Gripe: Disponível para grupos prioritários e população geral a partir de 6 meses de idade. Importante destacar que a vacinação contra a gripe para crianças menores de 12 anos e o imunizante contra a dengue são aplicados exclusivamente nos postos de saúde.

Covid XBB: Inclui pessoas de 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, privados de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, e pessoas em situação de rua.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o Cartão SUS.

exclamção leia também