26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Atendimentos - 28/10/2022, 18:46 - Pedro Moraes

Baianos terão tratamento oncológico especial pelo SUS

Nesta sexta-feira, 28, o convênio para começo imediato das obras foi assinado

Nesta sexta-feira, 28, o convênio para começo imediato das obras foi assinado
Nesta sexta-feira, 28, o convênio para começo imediato das obras foi assinado |  Foto: Foto: Betto Jr./Secom

Um Centro de Tratamento Oncológico será instalado em Salvador para atender pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). As consultas serão realizadas nas dependências do Hospital Santa Izabel (HSI), no bairro de Nazaré, na capital baiana. Por essa razão, o convênio para começo imediato das obras foi decretado nesta sexta-feira, 28.

Com projeção para ficar presente no Ambulatório Silva Lima, da unidade hospitalar, a nova instalação vai ampliar em 30% a capacidade de atendimento dos pacientes em tratamento do câncer do local. Para gerar 600m², o novo centro contará com investimento de R$ 3 milhões da Prefeitura da capital baiana.

Junto ao secretário municipal da Saúde (SMS), Décio Martins, e do provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, o prefeito Bruno Reis decretou o estabelecimento do convênio durante uma solenidade realizada no HSI.

"A Prefeitura já tinha contrato firmado com a Santa Casa para atendimento a pacientes oncológicos, mas que não estava sendo executado pela sua totalidade justamente por falta de um espaço como esse. No novo centro, o paciente terá tratamento integral desde a chegada, com exames de tomografia e ultrassonografia, além de ter todo o acompanhamento necessário", destacou o gestor municipal.

A princípio, a unidade hospitalar possui uma capacidade para realizar 2 mil atendimentos por mês em um perímetro de 200m². Ainda assim, uma das grandes dificuldades do hospital é acolher alguns pacientes que necessitam percorrer outros prédios internamente.

Agora, segundo José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia, o espaço vai aumentar a disponibilidade de microcirurgias no aparelho abdominal e vai possibilitar o acompanhamento de procedimentos cirúrgicos virtualmente.

exclamção leia também