A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, nesta segunda-feira (18), a 17ª morte causada pela dengue no estado. De acordo com a pasta, o óbito foi registrado em Campo Formoso, no Norte baiano.
A Sesab, no entanto, não forneceu detalhes como sexo, idade e se a vítima possuía alguma doença pré-existente.
Os outros 16 óbitos ocasionados pela doença ocorreram em Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3), Barra do Choça (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Antônio de Jesus (1) e Santo Estêvão (1).
Municípios em epidemia
De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 272 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de dengue. Outros 34 estão em risco e 7 em alerta. Foram notificados 62.478 casos prováveis da doença até o último sábado (16).
No mesmo período de 2023, foram notificados 12.479 casos prováveis, o que representa um aumento de 400,7%.
A Sesab tem alertado os municípios para a necessidade de ampliação do horário de funcionamento de unidades básicas de saúde (UBS).
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, estão sendo enviados ofícios para as prefeituras pontuando a importância de as unidades básicas estarem prontas para dar assistência àqueles com sintomas de dengue e em horário estendido. “O tratamento da dengue é relativamente simples, mas é importante que profissionais acompanhem o paciente e que a pessoa busque uma unidade de saúde assim que apresentar algum sinal ou sintoma da doença”, afirmou.