A Bahia recebeu nesta sexta-feira (14), a nova remessa da vacina mais recente contra a Covid-19, a XBB, com um total de 23.400 doses. A distribuição dos imunizantes para os municípios que solicitaram reposição começa hoje. Este novo imunizante é mais eficaz no combate à variante XBB.1.5, responsável atualmente pelo maior número de casos e internações no Brasil e no exterior.
Esta é a segunda remessa da vacina XBB que a Bahia recebe. A primeira, contendo 72 mil doses, chegou ao estado no dia 3 de junho e foi distribuída entre os 417 municípios baianos. Esse novo estoque será destinado a 60 municípios, incluindo a capital baiana. A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes dos 417 municípios e do estado, já decidiu a quantidade e distribuição das doses durante uma reunião.
A vacina XBB estará disponível nos postos de saúde exclusivamente para os grupos prioritários definidos pelas autoridades de saúde. Esses grupos incluem: Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos; Pessoas de 60 anos ou mais; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência; Pessoas imunocomprometidas; Indígenas vivendo em terra Indígena; Indígenas vivendo fora da terra Indígena; Ribeirinhos; Quilombolas; Gestantes e Puérperas; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas com comorbidades; Pessoas privadas de liberdade; Funcionários do sistema de privação de liberdade; Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e Pessoas em situação de rua.
O imunizante, distribuído pelo Ministério da Saúde, necessita de condições especiais de armazenamento, temperatura entre -15° C e -50° C, e possui validade de 30 dias quando retirado de ambiente controlado.