Janeiro em Salvador sempre foi sinônimo de muita festa e de alerta com as doenças virais. Em 2023 essa preocupação ganhou uma nova figura, a covid-19.
Foi pensando nesse cenário de alta transmissão que a Associação Geral dos Taxistas (AGT) emitiu uma nota de recomendação para os profissionais do ramo orientando a intensificação no uso de máscaras e álcool.
O presidente da AGT, Denis Paim, explica que a orientação aos taxistas parte da premissa de proteger não só do coronavírus.
“A Associação recomenda aos profissionais a continuarem usando máscaras nos veículos e fazendo a higienização, que é importantíssima”, destaca. “A pandemia não acabou e existem outras viroses que os taxistas estão pegando”, conclui.
Além dos cuidados consigo e com o próprio veículo, Denis também explica que a AGT recomenda que os taxistas tratem sobre o assunto com os passageiros. “A orientação é evitar andar com vidro fechado e orientar os passageiros a entrarem no veículo com a máscara”, diz. “É verão, tem muitas pessoas de fora da cidade, não sabemos quem tomou a vacina”, ressalta.
O taxista René Widmer está de acordo com a orientação para a categoria.“Eu sou transplantado de fígado e tenho a imunidade baixa”, explica o profissional. “Então sempre uso máscara no táxi e álcool para limpar a mão após o manuseio de dinheiro principalmente”, diz.
René diz que não é pequeno o passageiro usar máscara, que isso deve partir da consciência de cada um, mas vê pouca resistência. “São poucas pessoas que não usam, em geral o público mais jovem. Os idosos sempre usam”.
BOLETIM
O boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) no final da tarde de ontem apontou alta nos registros. Foram 22 casos confirmados (taxa de crescimento de +0,001%), 378 recuperados (+0,022%) e 7 óbitos por covid-19 registrados nas últimas 24h em todo o estado. No momento, a Bahia tem 1.742 casos ativos da doença; foram 1.775.377 casos confirmados e 31.295 óbitos durante toda a pandemia. Sobre a cobertura vacinal, até então são 11.712.724 vacinados com a 1ª dose, 10.940.545 com a 2ª dose ou dose única, 7.751.949 com a dose de reforço e 3.072.955 com o segundo reforço.